[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
futebol
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
pará
Polícia Federal
Polícia Militar
politica
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
Saúde
traficante
Traficantes
ufc

Mais de 94% dos eleitores decidiram pela criação do município de Moraes Almeida

Nas eleições deste domingo (15), além da necessidade de votar para os cargos de prefeito e vereador, os eleitores de Itaituba também foram às urnas para votar pela emancipação ou não do atual distrito de Moraes Almeida, há 300 km da sede de Itaituba.

Com 100% de apuração das urnas no final da noite deste domingo, o resultado foi que cerca de 49.980 mil eleitores (94,38%), votaram SIM para a criação do 145º município paraense. Para a aprovação da emancipação, bastava 51% da opinião pública em termos de votos.

Vista aérea do distrito de Moraes Almeida. Foto: reprodução

Por outro lado, 2.974 eleitores, que corresponde a 5,62%, votaram contra a emancipação de Moraes Almeida. Votos válidos somam 52.954 (91,98%); brancos 1.428 (2,48%); e nulos 3.192 (5,54%), com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE.

Atualmente, o distrito, localizado às margens da BR-163, é considerado um dos que mais vem se desenvolvendo na região do Tapajós, principalmente na vertente econômica, sobretudo pela riqueza mineral, florestal e pecuária que o local abriga.

Ainda assim, Moraes possui uma área de 12.000 quilômetros quadrados e tem hoje mais de 10.000 habitantes. Além de Itaituba, faz fronteira com os município de Novo Progresso e Altamira, no Pará.

Aprovação do Plebiscito 

A resolução autorizando a realização do Plebiscito para a criação do município de Moraes Almeida, distante 300 km da sede de Itaituba, foi aprovado no dia 13 de agosto pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará - TRE/PA, após mais de 10 anos de peleja, tendo em vista que se trata de um processo longo e demanda muitos trâmites.



Fonte: Plantão 24horas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search