[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
pará
Polícia Federal
Polícia Militar
politica
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
Saúde
traficante
Traficantes

Com a promessa de cuidar, família retira paciente de clínica e o abandona nas ruas, em Itaituba

Várias foram as matérias produzidas pelo Plantão acerca do tratamento e evoluções apresentadas pelo paciente Manoel Nogueira Chaves, ex-morador de rua e ex-dependente químico, enquanto esteve na Clínica Terapêutica Renascer Álcool e Drogas, em Itaituba. 

Após a realização de exames psiquiátricos, Manoel foi diagnosticado com Esquizofrenia (distúrbio que afeta a capacidade da pessoa de pensar, sentir e se comportar com clareza). A partir de então, iniciou-se um processo de tratamento que durou cerca de 1 ano e 4 meses, até que a família do paciente foi até a clínica arquitetar sua saída.

À esquerda, transformação surpreendente de Manoel. À direita mostra como ele foi resgatado nesta quinta (24).

Com o discurso de leva-lo ao município de Rurópolis e com a promessa de prosseguir com o acompanhamento necessário, conforme orientação da psicóloga e acordado com a instituição, a família o tirou da clínica no início de agosto deste ano.

Tendo em vista a incongruência entre a teoria e prática, Manoel não recebeu o devido apoio da família e voltou a perambular nas ruas de onde foi resgatado no mês de Maio de 2019, o que, pelo estado físico em que foi encontrado, leva a configurar-se situação de abandono. 

Na manhã desta quinta-feira (24), o idealizador do projeto, Sub Tenente Luís Nóia, viu Manoel perambulando nas ruas da cidade, sujo e com aparência totalmente diferente de quando deixou a clínica, como pode ser visto na imagem abaixo. 

Manoel Nogueira Chaves. Antes (2019) e Depois (2020). Fotos: reprodução/redes sociais.

"Quero aqui deixar a minha indignação. Isso é muito desumano. Nem sei se pode ser chamada de família. Porque quem tem família e ama, cuida. A família Renascer tem amor e carinho. Ele é ser humano e merece ser cuidado", disse Luís Nóia.

Diante disso, em cumprimento à missão e o propósito cíclico de resgatar, abrigar, cuidar e reintegrar na sociedade, Manoel foi novamente resgatado e levado à clínica onde receberá todo tratamento necessário, em razão de que a doença requer ininterruptos acompanhamentos quanto ao controle de medicamentos a serem tomados pelo paciente.

Meios legais

Diante da lamentável situação, Luís Nóia afirmou que todos os meios legais serão adotados a fim de que a família seja responsabilizada no que couber.

"A gente vai procurar os meios legais. Porque isso não pode acontecer. Vamos acionar o Ministério Público e ver quais os procedimentos legais, pra que a família que teve a irresponsabilidade de deixa-lo nas ruas, possa ser responsabilizada", concluiu Luís Nóia.

Nota de repúdio expedida pela Clínica

"Hoje por volta de 10hrs da manhã 24/09/2020, em ITAITUBA Pará, encontrei o Manoel perambulando pelas ruas da Cidade, Manoel passou um ano e quatro mês em tratamento na Clínica terapêutica Renascer Álcool e Drogas, onde passou pelo tratamento aonde foi constatado através de exames Psiquiátrico que desenvolveu o quando de Esquizofrenia, estava em tratamento aliás seria pro resto da vida, mas não foi assim até que familiares veio buscar pra levar ele pra Cidade de Rurópolis, onde foram orientados que ele  precisava de cuidados pois não era uma pessoa normal, e também precisava de tomar seus remédios com frequência, a família não teve o devido cuidado e deixou Manoel mais uma vez na rua, família tem a obrigação de  Cuidar, dar amor e carinho, seja ele quem for. Família Renascer vai adotar mais uma vez o Manoel, e vai dar todo tratamento que for necessário".


Fonte: Plantão 24horas News 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search