[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
pará
Polícia Federal
Polícia Militar
politica
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
Saúde
traficante
Traficantes

Sairé, Semana da Pátria e Festival de Bandas e Fanfarras são cancelados em Santarém

O Comitê de Gestão de Crise para Enfrentamento do novo coronavírus decidiu na tarde de segunda-feira, 6, pelo cancelamento das edições deste ano do Çairé 2020, 7 de Setembro e Festival de Bandas e Fanfarras.

Em relação ao Çairé 2020, a pauta já havia sido discutida pelo Prefeito Nélio Aguiar, secretário municipal de turismo e interino de cultura, lideranças comunitárias de Alter do Chão, Aeta, organização do Çairé e representantes dos botos Tucuxi e Cor de Rosa em uma reunião que ocorreu na manhã da última sexta-feira, 3,  no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental, Ciam. Todos os participantes foram unânimes ao se manifestar favoráveis ao cancelamento do evento em 2020.

O presidente do Conselho Comunitário de Alter do Chão, Junior Sousa, explicou que algumas pessoas gostariam que a festa fosse mantida em 2020, mas o cancelamento foi a melhor opção. 

“Eu, como presidente, optei por cancelar porque sabemos que o Çaire é um evento muito importante, mas nesse momento que estamos vivendo temos que pensar na saúde da comunidade. A realização de qualquer evento em Alter do Chão atrai muitas pessoas e a maioria dos participantes do rito religioso da festa é do grupo de risco. Então, a gente levou tudo isso em consideração. Para o bem da comunidade, é a melhor opção”, argumentou.

A diretora administrativa do Boto Cor de Rosa, Laysa Mathias, apoiou a decisão. “É triste, mas é necessária porque a gente tem que levar em consideração que estamos tratando de vidas. Então, agora, a gente vai preservar a vida pra poder fazer um Çairé maravilhoso no ano que vem”, argumentou.

Reprodução 
O presidente do boto Tucuxi também apoiou a decisão. “Nós chegamos a um acordo juntamente com a Prefeitura e outras representações da comunidade, por conta da aglomeração que o evento iria gerar. Então essa decisão é muito sabia e acredito que é o melhor para toda a comunidade”, disse Edilberto Ferreira.

“Essa foi a decisão mais viável, levando em consideração a pandemia que o mundo inteiro está enfrentando. Já que quem faz a festa religiosa são senhores e senhoras que estão no grupo de risco. Além de que o evento reúne, em cinco dias, uma media de publico de mais 100 mil pessoas. Então vamos nos preparar para que a gente possa fazer uma grande festa em 2021 para recuperar esse ano”, completou o presidente da coordenação do evento, Cleiton Waughan.

O prefeito Nélio Aguiar deixou claro que a decisão foi tomada em conjunto e, tanto as lideranças comunitárias, quanto os membros do comitê concordaram. “O comitê de crise decidiu pelo cancelamento. Nós entendemos que não é seguro e, por isso, se torna inviável. Foi uma decisão de consenso, Nós descartamos, inclusive, a possibilidade de um adiamento”, concluiu o Prefeito Nelio Aguiar.

RG 15 / O Impacto com informações da Agência Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search