[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
pará
Polícia Federal
Polícia Militar
politica
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
Saúde
traficante
Traficantes

‘A Ferrogrão é o projeto mais ambicioso da nossa história recente’, diz Ministro Tarcísio

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) protocolou, na última sexta- feira (10), o projeto de concessão da Ferrogrão para análise do Tribunal de Contas da União. A nova ferrovia ligará Sinop, no norte do Mato Grosso a Itaituba, no Pará.

O plano, acompanhado dos estudos técnicos e das minutas de edital e de contrato foi assinado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, após liberação da diretoria da ANTT, na última terça (07). Cabe ao TCU agora a análise da documentação para a publicação do edital de licitação a ser publicado ainda esse ano.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas celebrou o projeto que definiu como “mais ambicioso de nossa história recente “.

A maior ferrovia da Amazônia, que será responsável por retirar 1 milhão de toneladas de CO2 da atmosfera por ano com a substituição do transporte rodoviário e mudar forma como o Brasil exporta grãos, acaba de ser protocolada no TCU. 

Ministro durante coletiva. Foto: reprodução 
A #Ferrogrão é o projeto de infraestrutura mais ambicioso de nossa história recente e o Governo @JairMessiasBolsonaro vai encarar esse desafio.Vamos em frente Brasil. “Hoje, mais de 70% da Safira matro-grossense é escoada pelos portos de Santos/SP e de Paranaguá/PR, a mais de dois mil quilômetros da origem. Esse cenário mostra a relevância do projeto dentro do sistema logístico de cargas do país, sendo um diferencial para a sua atratividade junto a potenciais investidores”, declarou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.

A Ferrogrão será uma das vias mais importantes do país e um dos ativos mais aguardados pelos investidores. Com 933 km de extensão, ela tem papel estruturante para o escoamento da produção de milho, soja e farelo de soja do estado do Mato Grosso, prevendo-se ainda o transporte de óleo de soja, fertilizantes, açúcar, etanol e derivados do petróleo. São esperados investimentos de R$ 8,4 bilhões no projeto de concessão.

Sua implementação irá consolidar o novo corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte, ligando Sinop (MT) ao Porto de Itaituba (PA). Estão previstos, também, o ramal de Santarenzinho, entre Itaituba e Santarenzinho, no município de Rurópolis (PA), com 32 km, e o ramal de Itapacurá, com 11 km. 

O projeto faz frente à expansão da fronteira agrícola brasileira e à demanda por uma infraestrutura integrada de transportes de carga. 

O empreendimento aliviará as condições de tráfego na BR-163/PA, diminuindo o fluxo de caminhões pesados e os custos com a conservação e a manutenção.

Gazeta Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search