[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
pará
Polícia Federal
Polícia Militar
politica
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
Saúde
traficante
Traficantes

Crianças ganham festa junina e sessão fotográfica dentro de hospital, em Santarém

A manhã desta quinta-feira (25) foi bem diferente para as crianças internadas nos quartos e leitos pediátricos do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, no oeste do Pará. Os pequenos participaram de uma sessão fotográfica e de brincadeiras tradicionais de festas juninas, como pescaria e entrega de presentes.

A ação foi organizada pela equipe de terapia ocupacional do HRBA, que aproveitou o período de festas juninas para levar uma atividade especial, que amenizasse a angústia dos pacientes mirins, que precisam lidar com a internação hospitalar em tempos de pandemia do novo coronavírus.

Crianças aproveitaram festa junina do HRBA para tirar fotos caracterizados dentro do hospital — Foto: Ascom/HRBA
Mas, por algumas horas, eles puderam ser apenas crianças aproveitando o arraial improvisado. “Diante do cenário em que vivemos de enfrentamento de uma pandemia, as crianças não podem sair do quarto como faziam antes nas atividades da terapia ocupacional, então tivemos a ideia de trazer as atividades para o leito para ressignificar a data comemorativa, proporcionar momentos lúcidos em referência à festa de São João, minimizar os impactos negativos da hospitalização e promover qualidade de vida”, afirmou Samara Klaim, terapeuta ocupacional do HRBA.

Um dos que mais aproveitou a festa junina foi o Gabriel Ferreira, de apenas 4 anos, que está em tratamento oncológico. O pequeno brincou de pescaria e se divertiu com o clima junino no hospital. Para a mãe, Greiciane de Almeida, a terapia ajuda ambos.


“Ele gosta muito, se diverte. Quando chega nesse hospital é só uma alegria, quer abraçar todo mundo, gosta de estar na escolinha, gosta das brincadeiras. São momentos que tiram a gente um pouco da rotina de hospital e nos deixam menos preocupados”, destacou.

A ação aconteceu dentro dos quartos e leitos pediátricos, respeitando o isolamento e a segurança necessária para o momento. As atividades foram realizadas seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelo Ministério da Saúde, com todos os profissionais utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

O mais importante foi levar momentos de felicidades às crianças. “São atividades que trazem alegria ao paciente, relaxamento e todas as sensações favorecem o estado neurológico, proporcionam a geração de substâncias que geram bem-estar, e tem resultados diretos no tratamento”, destacou a médica pediátrica do hospital regional, Rosângela Lima.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência no tratamento de média e alta complexidade para 30 municípios do oeste do Pará. A unidade também tem atuado na recuperação de pacientes com a Covid-19. Atualmente, o HRBA possui 52 leitos de Unidade de Terapia Intensiva exclusivamente para o atendimento de casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus.

G1 Santarém 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search