COLABORE COM NOSSOS AMIGOS PELUDOS!

Registrados 116 casos de Covid-19 em Altamira, Pará, em menos de uma semana. Médicos lamentam falta de equipamentos e insuficiência de profissionais.

Há uma semana, o município de Altamira tinha 32 casos confirmados de Covid-19, e hoje esse número  já chega aos 148 casos. São 116 casos a mais em apenas uma semana, e a cada dia só aumentam esses dados.
Orla de Altamira.

O Hospital Regional Público da Transamazônica já está quase no seu limite de internações, e  na região do Xingu estão ainda no início do “pico” do contágio da covid-19. A região possui 300 casos positivados, 16 óbitos, e 101 recuperados. De acordo com médicos e especialistas, só em Altamira, os números podem chegar a 300 casos confirmados até o fim do mês de maio.
Altamira possui oficialmente 148 casos para Covid-19, mas acredita-se que o número pode ser ainda maior, isso devido aos casos assintomáticos, que são aquelas pessoas que não apresentam sintomas graves e não sabem que estão com o vírus. Os boletins divulgados nesta quinta-feira(14) também informam 287 casos descartados, 24 em análise, 63 recuperados, 02 óbitos por Covid-19 e 01 óbito suspeito, que ainda aguarda resultado dos exames.
 O prefeito Domingos Juvenil confirmou na noite de ontem(13) que conversou com o governador Helder Barbalho sobre a instalação do hospital de campanha no município contendo 60 leitos, e recebeu como resposta que todas as providências serão tomadas a partir desta quinta-feira. 
68 médicos elaboraram um documento e o encaminharam aos Ministérios Públicos Estadual e Federal, além da Secretaria de Saúde do Pará (SESPA), Secretaria de Saúde de Altamira, Pró-saúde (empresa que administra o Hospital Regional), e a Norte Energia, alegando que não há respiradores, equipamentos de proteção e profissionais da saúde suficientes, além de poucos remédios para atender mais de 400 mil pessoas que moram na região.

Em  um trecho da carta diz: " Há 1 mês vimos o caos se instalar em cidades do Norte e Nordeste. O problema agora está em nossa casa e não estamos preparados. Não temos respiradores nem profissionais suficientes, não há equipamentos de proteção individual para os trabalhadores da saúde, o isolamento social voluntário não ocorreu e não foi aumentada a capacidade de atendimento na rede de alta e média complexidade para dar conta de demanda ".
Chegaram 3 respiradores enviados pelo governo do estado inadequados para atender pacientes graves e que não serão utilizados pelo risco ao paciente. Os 10 leitos anunciados como “doação” pela Norte Energia, no Jornal Nacional, têm previsão de entrega apenas para o mês de julho, quando for muito tarde. Cabe ressaltar que a empresa descumpriu diversos compromissos fundamentais, previstos como condicionantes para instalação e funcionamento da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. 

A Norte Energia, empresa responsável pela Usina Hidrelétrica Belo Monte, em nota, esclarece:
Primeiramente, cabe esclarecer que a matéria veiculada em um importante telejornal nacional divulgando a iniciativa da empresa em promover a doação de equipamentos e EPIs foi obtida por meio de “mídia espontânea”, sem custo algum para a Norte Energia, em quadro criado pela respectiva emissora em apoio às empresas solidárias ao combate ao coronavírus no país. 

Com relação ao prazo para entrega dos equipamentos adquiridos pela Norte Energia, vale mencionar que este tem sido um desafio para o Poder Público e para empresas cidadãs como empreendedora de Belo Monte, em função da grande demanda mundial. Esse problema generalizado vem sendo frequentemente divulgado em noticiários, sendo de conhecimento da população e de gestores públicos.

Por meio deste comunicado, a Norte Energia renova a sua absoluta solidariedade com a população do entorno da Usina Hidrelétrica Belo Monte e reafirma as doações que representam mais de R$ 6 milhões em investimentos para o reforço do combate à pandemia na região.

Plantão 24 horas News, com informações de Júnior Soares e Gabriel Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search