[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
pará
Polícia Federal
Polícia Militar
politica
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
Saúde
traficante
Traficantes

Liberados mais de 17 leitos de UTI para atender pacientes de Covid-19 no HRBA, em Santarém

Até quarta-feira (6), o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, oeste do Pará, estava com apenas 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19, e todos estavam ocupados. Mas uma força tarefa da Pró-Saúde - OS que administra o hospital, Secretaria Regional de Governo do Estado, 9ª Regional da Sespa e equipe médica, foi possível abrir mais 17 leitos. Somente 7 estão disponíveis para novas internações.

Leitos de UTI no Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém — Foto: CRGBA/Divulgação

Segundo o HRBA, ainda na quarta-feira foram liberados 5 leitos de UTI (para adultos) na parte do térreo, e na manhã desta quinta-feira (7) foram abertos 12 leitos de UTI no 4º andar da unidade para pacientes com Covid-19, totalizando nesta quinta, 27 leitos de UTI, porém, 20 estão ocupados, sendo 13 com pacientes de testaram positivo para Covid-19 e 7 que ainda aguardam resultados de exame.

Também estão disponíveis 4 leitos de UTI pediátrica, todos disponiveis para internação e mais um leito de UTI neonatal. Além dessa estrutura de UTI, o Hospital Regional tem hoje 15 leitos de isolamento no 4º andar e desses 8 estão disponíveis para internação. Há 7 pacientes no isolamento, sendo 5 confirmados para Covid-19 e dois aguardando resultado de exame.

Mapa da situação de leitos do HRBA — Foto: CRGBA/DivulgaçãoMapa da situação de leitos do HRBA — Foto: CRGBA/Divulgação

A ampliação dos leitos é uma determinação do governador Helder Barbalho, já que o HRBA atende os casos de alta complexidade. Os casos de baixa e média complexidade são atendidos pelo Hospital de Campanha de Santarém, que funciona no Espaço Pérola do Tapajós, do Parque da Cidade, no bairro Jardim Santarém.

O Hospital de Campanha tem 120 leitos. Até a publicação desta reportagem, 15 pessoas estavam internadas na unidade, 16 já haviam recebido alta, e 4 haviam sido transferidas para o Hospital Regional. Ao todo, 35 pessoas já passaram pelo HCS.

Transporte aeromédico

Outra estrutura que o Governo do Estado disponibilizou para o combate à Covid-19 na região oeste do Pará, é o transporte aeromédico, que realizou até quarta-feira (6), duas transferências de pacientes, e para esta quinta-feira (7) a previsão é que mais 2 pacientes sejam transferidos para o HRBA, através do transporte aeromédico, que tem como finalidade reduzir o tempo de atendimento e salvar mais vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search