COLABORE COM NOSSOS AMIGOS PELUDOS!

Detentos da Casa Penal terão oportunidade de ressocialização, em Itaituba.

A Direção da Casa Penal de Itaituba está viabilizando o processo de ressocialização dos detentos, comandada pela Gerente Administrativa da Unidade Prisional, Alnecy Lopes, que afirma ser esse processo, a única forma de reintegração do preso à sociedade.
Detentos da Casa Penal trabalhando na reativação da horta. Foto: (Reprodução)

"A reintegração só pode ocorrer de forma mais eficaz, se for trabalhado esse preso no interior da Unidade Prisional a ressocialização dele. Fazendo com que ele se conscientize que as oportunidades são dadas e ele está encarcerado por conta de uma falta praticada. O Estado já está dando mecanismos para que ele seja reintegrado com as capacitações, com a educação e com os cursos que a gente está viabilizando", destaca a coordenadora do curso Alnecy Lopes
Detentos da Casa Penal trabalhando na reativação da horta. Foto: (Reprodução)

Duas frentes de trabalho serão formadas nesta semana, nas quais haverá a reativação da horta do presídio, além disso a Casa Penal está pleiteando uma horta portinete para que ela abasteça internamente a penitenciária, e também para que futuramente possam ser comercializados os produtos cultivados. Segundo Alnecy, com esse recurso será possível colocar a horta para se autogerenciar.
A segunda frente de trabalho será voltada para a costura. A coordenadora explica que existem ao todo 321 presos e muitos  deles estão com fardamentos rasgados. Portanto, com o auxílio de um profissional costureiro, eles serão orientados com capacitação para o consertos das fardas e também para a confecção de máscaras, que serão distribuídas às pessoas que precisam.

Na próxima semana, uma terceira frente de trabalho será organizada, na qual os detentos produzirão sabão para ser usado na higienização da Casa Penal, que é um dos critérios para se evitar a contaminação pela Covid-19. Para a fabricação serão utilizados os óleos, que já são utilizados para a alimentação dos detentos. 

Vale ressaltar que a ressocialização dos detentos é um forma de dar cumprimento ao que é de direito. De acordo com o Art 126 da Lei de execução penal, os presos têm direito aos trabalhos e à  educação.

Plantão 24 horas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search