[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
pará
Polícia Federal
Polícia Militar
politica
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
Saúde
traficante
Traficantes

Afirmação de Jair Bolsonaro espanta moradores de Itaituba e prefeito esclarece vídeo

Comentário do presidente acontece na semana em que a cidade tem aumento considerável de casos e 3 mortes confirmadas.

Prefeito Valmir Clímaco

Na tarde de quinta-feira(14), circulou pelas redes sociais um áudio em que o presidente Jair Bolsonaro conversa com o prefeito Valmir Climaco. Mais tarde, em sua Live, Bolsonaro cita Itaituba e cumprimenta o prefeito por manter grande parte do comércio em funcionamento, preconizando a utilização de máscaras em todos os estabelecimentos comerciais e vias públicas.

O que causou grande espanto aos internautas que acompanhavam a transmissão, foi a afirmação de que, “não há problema de Coronavírus” no município, justamente na semana em que a cidade teve um aumento considerável de casos de Covid-19 e apareceu no ranking de índice de isolamento com uma taxa abaixo de 50%.

Segundo o prefeito, “o Planalto recebeu um vídeo dizendo que Itaituba estava com tudo aberto, tudo tranquilo, que a economia estava de vento em popa” e, como o presidente se posiciona favorável ao isolamento vertical, decidiu ligar para Climaco, na tentativa de reafirmar sua posição, citando a cidade como exemplo.

O prefeito disse ao presidente que o comércio está funcionando, mas não em sua normalidade e que o município segue as recomendações do governo do estado, insistindo que as pessoas permaneçam em suas casas para evitar o contágio.

Vimos nos últimos dias, o número de casos aumentar bastante, inclusive com mais dois falecimentos na cidade, conforme boletim da SEMSA. E, por conta disso, Prefeito e membros da Secretaria municipal de Saúde se reuniram na manhã de hoje, para traçar novas estratégias de enfrentamento no município que já ultrapassou o número de 50 casos e 3 mortes confirmadas, nesta sexta-feira (15).

O prefeito afirmou que o retorno do toque de recolher e redução do horário de funcionamento do comércio estão sendo analisados como possíveis medidas, salientando que a Secretária de saúde já está comprando medicamentos que ajude no tratamento, mesmo aqueles sem comprovação científica de eficácia, com o objetivo de minimizar as complicações da doença. Uma vez que a cidade não tem estrutura para acolher um grande número de pacientes, caso a doença se dissemine com a rapidez que tem se mostrado nos últimos dois dias. Disse, também, que os médicos estudam a possibilidade de já medicar pessoas que chegarem ao HMI com sintomas da Covid-19, mesmo antes de realizar o teste rápido.

O número de denúncias de aglomerações de pessoas tem aumentado e o prefeito se mostrou bastante preocupado: “Hoje mesmo recebemos uma denúncia que tem uma velhinha de 80 anos e os filhos que chegaram do garimpo e está maior festa na Pedra Branca e já, já nós vamos lá com a Polícia. Nós temos que apertar! Temos que ficar em casa. Quem puder resolver suas coisas por telefone, que resolva por telefone. Não estamos dizendo para as pessoas pararem de trabalhar. Mas, a população precisa se prevenir ”.

Portal OnNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search