[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
pará
Polícia Federal
Polícia Militar
politica
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
Saúde
traficante
Traficantes

Santarém está entre os municípios do Pará com menores índices de isolamento social.

O Pará ocupa a 15ª posição no ranking dos estados brasileiros que atendem a recomendação dos órgãos de saúde em relação ao isolamento. Esse distanciamento está sendo monitorado por órgãos de segurança durante o período de pandemia de Covid-19. O município de Santarém, no oeste paraense, aparece no índice de monitoramento como uma das cidades com baixo isolamento social.

Santarém, no oeste do Pará. Foto: STC no AR
A Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup) passou a monitorar as cidades para saber onde tem mais e menos gente nas ruas. Os números servirão para orientar as ações de combate ao coronavírus. No Pará, segundo o monitoramento, mais da metade dos paraenses têm respeitado às recomendações, mas ainda não é o suficiente.
Sobre esse assunto, o Secretário da Segup, Ualame Machado, explica que o recomendado é que acima de 60% da população esteja em isolamento social para que seja contido o pico de transmissão do coronavírus.
"Coincidentemente ou não, os municípios que têm registrado níveis abaixo da média no estado, são os que fazem divisas estaduais, possivelmente, as pessoas acabam se movimentando para outros territórios durante o dia. Está sendo intensificada a campanha, o policiamento de modo geral tem sido acionado e a divulgação de áudios do governo do estado em viaturas para que a população seja conscientizada", explicou o secretário.

Software de monitoramento

Em parceria com uma empresa brasileira, o Governo do Pará desenvolveu um software capaz de fornecer uma amostra percentual de quantas pessoas, por bairro e/ou localidade, estão cumprindo as medidas de isolamento e distanciamento social.
A tecnologia consegue detectar os sinais de telefone celular presentes em determinada área, e por amostragem concluir onde há ou não aglomeração. "Faço um apelo para que as pessoas possam continuar no isolamento, e tenham a compreensão da própria contribuição, que esse novo mecanismo de tecnologia pode aferir a partir de agora", frisou o governador Helder Barbalho.
Por conta dos baixos índices de isolamento registrados, o contágio por coronavírus está crescendo de forma exponencial em Belém e no interior.
"A partir das medidas decretadas pelo governo do Estado, fazemos o monitoramento e organizamos operações voltadas aos bairros e municípios em que o isolamento está aquém do desejado, tanto de incentivo para que pessoas fiquem em casa, quanto de repressão quando necessário", ressaltou o titular da Segup.

G1 Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search