[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
pará
Polícia Federal
Polícia Militar
politica
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
Saúde
traficante
Traficantes

Indígena fala sobre a data comemorativa de 19 de abril e sobre preservação da cultura, em Itaituba.

A data é comemorada em 19 de abril e no Brasil foi instituída durante o governo de Getúlio Vargas através de um decreto de número, 5.540. A celebração vem ocorrendo desde 1944, e tem como objetivo evidenciar os direitos indígenas, bem como mostrar por meio de diversas atividades educacionais a importância de preservar essa cultura.

Indígenas. Foto: Reprodução Google.com

Para falar um pouco sobre a importância de manter a cultura, nossa equipe conversou com Francisco Ikon, indígena da etnia munduruku. Francisco é líder na aldeia e palestrante sobre educação indígena e seus aspectos culturais. De acordo com ele, na região de Itaituba existem além dos mundurukus, outras etnias como Apiakas, kayabi, arara dentre outros e estão organizados em 10 aldeias.

Segundo Francisco, ao longo dos anos, a cultura, os costumes e as tradições têm  sido mantidos, pois existem indígenas que moram em lugares totalmente isolados, não sobrevivem fora do seu lugar de origem, onde alimentação, língua e costumes têm  sido completamente preservados.  Enfatizou também o caso de indígenas que residem na periferia de cidades como Itaituba, Jacareacanga, mas preservam seus costumes, e sobretudo continuam preservando o que chamam de cultura milenar, incentivando a contratação de professores, que possam valorizar essa demanda educacional e a valorização da sua língua, uma luta que resiste há mais de quinhentos anos para que seus direitos e espaços sejam respeitados. 

Ele ressalta ainda sobre a importância de formar líderes que possam continuar defendendo sua história e valores, por isso a importância de preparar professores em sua própria cultura, e continuar a luta diante dos governantes que querem diminuir suas terras, com a construção de projetos hídricos, que segundo ele, irá prejudicar a natureza e sua história e continuação como povo.

Plantão 24horas News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search