[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
pará
Polícia Federal
Polícia Militar
politica
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
Saúde
traficante
Traficantes

Estruturação da UPA é iniciada para atender a população itaitubense.

O prédio da Unidade de Pronto Atendimento de Itaituba( UPA), localizado  na trigésima quarta rua, bairro Santo Antônio, foi deixado com 85% de conclusão no final do primeiro governo de Valmir Climaco, ficando assim a gestão da ex prefeita Eliene Nunes responsável por concluí-lo e inaugurá-lo, porém não foi posto em prática. Na atual conjuntura da pandemia coronavirus, que já confirmou 6 casos em Itaituba, na última divulgação da Secretaria Municipal de Saúde, o Governo Municipal deu início à estruturação da obra para melhor atender a população.


Na manhã deste sábado (18), a Prefeitura Municipal de Itaituba lançou nota informativa sobre a estruturação da Unidade, em que constam também os percalços que atrasaram o funcionamento da obra. 


Segundo a nota, " o município de Itaituba tem uma ferida em aberta com a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento, que nunca cicatrizou em virtude das burocracias no repasse dos recursos oriundos de uma emenda parlamentar do então Deputado Federal Francisco Chapadinha, que seriam para equipar a UPA de Itaituba, no valor de R$- 370.130,00(Trezentos e Setenta Mil e Cento e Trinta Reais), mas por um erro na documentação, esses recursos foram à saúde do Estado, ainda no Governo de Jantene".


A nota segue afirmando também que "  desde 2017, a Prefeitura de Itaituba tem tentado reaver esse montante, para colocar a UPA em funcionamento, mas o Governo Estadual ainda de Jatene fez pouco caso, não teve interesse em tentar ajudar Itaituba consertando essa atrapalhada. Já no Governo de Helder Barbalho, a prefeitura vem mantendo as esperanças, mas até o presente momento, nada foi resolvido... em ocasião de pandemia por causa do coronavírus, o Governo Municipal apelou ao Ministério da Saúde, que deu carta branca para a prefeitura colocar a UPA pra funcionar, ainda que parcialmente"


O prazo para funcionamento da Unidade é de aproximadamente duas semanas, segundo o prefeito Valmir Climaco, com prioridade a atendimentos básicos e posteriormente, a unidade será completamente equipada, assim como a estruturação física do prédio para prestar melhores serviços à população.


“Devemos está preparados para qualquer eventualidade, nosso estrutura na área de saúde não é o suficiente para em caso emergencial atender uma quantidade grande de paciente. Estamos tomando todos os cuidados para que em caso de um número maior de infectados pelo COVID-19 tenhamos condições de oferecer um local para acomodar esses doentes. No mais, esperamos que essa doença não acometa nossa população, mas pra isso, precisamos nos conscientizar da necessidade do isolamento social e o uso de máscara caso precisemos sair de casa, para evitar a transmissão de uma pessoa infectada, ainda que assintomático propague vírus infectando outras pessoas e assim formar uma cadeia de pessoas doentes e o município não tem estrutura para atender ao mesmo tempo tanta gente, pensem bem nisso, analisem a situação, seja responsável com você e sua família, fique em casa", enfatizou o prefeito.

Plantão 24horas News, com informações da  ASCOM/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search