[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
Polícia Federal
Polícia Militar
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
traficante
Traficantes
O SEU SITE DE NOTÍCIAS DE ITAITUBA E REGIÃO!

Reunião discute construção de aterro sanitário de alto padrão estrutural em Itaituba

Em meio à diversas conquistas para o município de Itaituba, o Aterro Sanitário de alto padrão estrutural, com galpões de triagens, entra no rol de tais. O projeto, que está em fase de formulação de relatórios para a verificação da área onde será construído o aterro, já foi financiado pelo Banco CAF no âmbito do estado, e esteve em discussão nesta quinta-feira (30) no Paço Municipal.

Reunião aconteceu nesta quinta-feira (30) no Paço Municipal de Itaituba. Foto: Weslen Reis 
A área, na qual será construído o aterro, fica localizada a cerca de 30 Km de Itaituba, nas proximidades da estrada denominada de Mamurú, e foi doado pela Incra em atuação da prefeitura municipal junto ao órgão. A previsão de licitação para execução da obra, está prevista para março deste ano ainda, e, para a conclusão da obra, o prazo é de até 8 meses.

Roberta Macedo, coordenadora de Desenvolvimento Urbano, explicou em entrevista que a área já faz parte do corpo da prefeitura municipal, e o estágio agora é o de viabilidade de algumas ações de laudo de sondagem, verificação de solo e capacitação juntamente com os catadores, para que seja construído galpões de triagens específicos. “É um projeto completo que vai beneficiar todo o município de Itaituba, inclusive a área da sede. Só precisa agora alguns ajustes operacionais pra que isso aconteça de fato”, explicou.

Roberta Macedo, coordenadora de Desenvolvimento Urbano. Foto: Weslen Reis
Bruno Rolim, secretário municipal de Meio Ambiente, destacou a importância desta grande obra para o município de Itaituba. “É de grande importância para a Itaituba, a implantação do aterro sanitário. Poucos municípios no Brasil possuem um sistema adequado de gerenciamento de resíduos, com destinação adequada”. 

Bruno Rolim, secretário de Meio Ambiente. Foto: Weslen Reis
Por outro lado, o prefeito Valmir também externou sua alegria por mais uma conquista obtida por meio de articulações, para Itaituba. “Isso foi uma conquista para o município. Nem Belém tem um aterro sanitário que vai ser tão moderno igual será o nosso”, pontuou. 

Prefeito Valmir Climaco em entrevista. Foto: Weslen Reis 
Além disso, Valmir afirmou que a obra está orçada entre R$ 15 a R$ 20 milhões, e evidenciou acreditar que, de cada 10 caminhões que chegar no aterro, no mínimo, 5 voltem para industrialização. Já o material descarregado pelos outros cinco, serão colocados em tanques específicos para que sirva de adubo, após 15 - 20 anos confinados, para a produção rural. 

Prefeito Valmir Climaco em reunião com pauta sobre a construção do aterro sanitário. Foto: Weslen Reis
“Não é um lixo que vai dá um impacto dentro dos Igarapés. Vai ser feito uma seleção. Mais caminhão de lixo, mais funcionários. Em compensação, nós não vamos ter hoje o Rio Tapajós cheio de lixo, porque vamos montar sistema de câmeras para que as pessoas que não tiverem educação com o lixo, sejam penalizadas” comentou Valmir. 

No mais, Valmir finalizou dizendo que Itaituba foi muito bem elogiado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente do Estado e do Banco CAF, e acredita ser a obra, um grande avanço para Itaituba.

Plantão 24horas News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search