Protesto: Prefeito Valmir Clímaco reúne com manifestantes e alinha audiência em Brasília (DF)

Protesto: Prefeito Valmir Clímaco reúne com manifestantes e alinha audiência em Brasília (DF)

Com mais de setenta e duas horas da manifestação de indígenas e garimpeiros em um protesto que fechou o trânsito na BR-163 no distrito de Moraes Almeida, o prefeito de Itaituba, Valmir Climaco, acompanhado de vereadores, decidiu por uma reunião com os manifestantes.

Manifestantes

Foi um momento decisivo para o protesto, que faz resistência às ações de fiscalização realizadas pelo Ibama, que tem provocado grandes prejuízos com a queima de acampamentos, materiais e equipamentos na zona garimpeira. Valmir apelou para o bom senso entre os manifestantes e se comprometeu em estabelecer contato com o governador Helder, que, por sua vez, poderia articular junto ao governo federal uma forma de negociação com os manifestantes.

Ver Wescley Tomaz

O vereador Wescley Tomaz, liderança política da região garimpeira, também acompanhou o prefeito e considerou positivo o resultado da reunião, que pode encaminhar para uma alternativa de solução para a crise. Durante a reunião, a coordenação do protesto, que agora está sob o comando de lideranças indígenas, exigiu que houvesse algum posicionamento concreto do governador Helder, que concordou em gravar um vídeo e enviar para os coordenadores da manifestação. 

Vídeo Governador Hélder Barbalho

No vídeo, Helder diz que está articulando uma audiência em Brasília, com os ministérios do Meio Ambiente, da Integração Nacional, de Minas e Energia e da Defesa. Somente com esses compromissos assumidos, a coordenação do protesto poderia flexibilizar a concordar com a liberação da rodovia.

Portal Mauro Torres

Postar um comentário

0 Comentários