[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
Polícia Federal
Polícia Militar
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
traficante
Traficantes
O MELHOR DA TV ACABO PARA SUA DIVERSÃO
SUA SORTE LHE AGUARDA, VEM PRO ITA FELIZ!

Pedido de plebiscito para a criação do estado do Tapajós é protocolado no Senado Federal

O ICPET Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós – articula, junto ao gabinete do senador Siqueira Campos, audiência afim de tratar da emancipação regional para a criação do estado do Tapajós. A defesa pela criação de mais estados foi destaque no discurso do senador Siqueira Campos (DEM) e não parou por aí.

Senado Federal

Como forma de cumprir o que disse no discurso, dentro dos 29 dias o ex-governador do Tocantins apresentou Projetos de Decretos Legislativos (PDLs) que dispõem sobre a realização de plebiscitos para a criação de duas novas unidades da federação brasileira por meio de desmembramento.

O primeiro PDL sugere uma consulta ao eleitorado do Pará para que em plebiscito decida pela criação ou não do estado de Tapajós. O texto indica que 23 municípios paraenses seriam os responsáveis por formar esta nova unidade da federação, entre eles está Santarém e Itaituba, que possuem mais de 300 e 100 mil habitantes respectivamente, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018.

Não é unanimidade da bancada

Dos três senadores paraenses, apenas Paulo Rocha (PT) e Zequinha Marinho (PSC) subscreveram o PDL de iniciativa de Siqueira Campos. Quem resolveu não assinar a proposta do tocantinense foi Jader Barbalho (MDB).

Nós vínhamos trabalhando com o gabinete do senador logo após sua posse no sentindo da emancipação da região. E enviamos a pedido do gabinete um resumo riquíssimo da luta de emancipação e agora recebemos a notícia que o senador disponibilizou um pedido de plebiscito a partir da configuração que temos seguido após o plebiscito de 2011, portanto temos oficialmente a partir de agora um pedido de plebiscito tramitando no senado federal. Disse o presidente do ICPET Jean Carlos Leitão

Fonte: Tapajós Meu Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search