[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
Polícia Federal
Polícia Militar
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
traficante
Traficantes

NOTÍCIAS

Em Itaituba: GT da Garimpagem inicia levantamento para ações de legalização

A garimpagem na região do Tapajós é praticada desde 1953. A luta pela legalização já se arrasta por mais de três décadas. Dirceu Frederico, presidente da Associação Nacional do Ouro, é um dos que mais defendem a efetiva presença do governo no garimpo, não só nas operações repressivas, mas orientando sobre as boas práticas da garimpagem. 


No entendimento dos maiores conhecedores da atividade garimpeira, a não legalização se resume em uma cadeia que já rendeu prejuízos de bilhões de reais para o Estado. Dirceu diz que a política da insistência na educação sócio-ambiental seria mais eficiente do que a repressão.


Operadores da garimpagem atentos às discussões

As sucessivas viagens a Brasília; reuniões, encontros e audiências com autoridades do governo, resultaram na criação do Grupo de Trabalho pela Legalização da Garimpagem, criado pelo Ministério das Minas e Energia e coordenado pela Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. O GT foi criado menos de dois meses atrás, com a tarefa de levantar dados numéricos e estatísticas de produção; quantidade de garimpos, comunidades de áreas de influência e a população garimpeira; reunir esses dados e fechar um relatório que vai auxiliar na elaboração de políticas para embasar o processo de legalização, começando pela quebra de dependência de regiões potencialmente produtoras com o Tapajós e pela aceleração na expedição das PLGs.


Auditório do Apiacás ficou lotado

Essa foi a primeira reunião oficial extra-gabinete do Grupo de Trabalho. Por influência da Anoro, Itaituba foi o município escolhido para acontecer o evento. Estiveram representados sindicatos, federações, cooperativas e associações de garimpeiros de toda a região, e os questionamentos estiveram em um nível bastante elevado e informativo.

Portal Mauro Torres 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search