[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
Polícia Federal
Polícia Militar
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
traficante
Traficantes

NOTÍCIAS

Seplan seleciona servidor para novo curso da JICA, no Japão

Estão abertas, até o dia 13 de maio, as inscrições para o processo seletivo que vai escolher um servidor do Estado para o curso “Melhoria da Capacidade de Gestão de Resíduos Sólidos (Aplicação, Planejamento e Política)”. A programação ocorre parte no Brasil, em São Paulo e Brasília, e parte no Japão. A oportunidade é fruto de uma parceria do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), com a JICA (Japan International Cooperation Agency).

De acordo com o manual do programa oferecido pela JICA, o curso em questão fornecerá aos participantes “conhecimentos em instrumentos de política, tecnologias e participação de intervenientes relacionados à Gestão de Resíduos Sólidos (GRS), com base na experiência do Japão, através de palestras, exercícios e observações”.

O objetivo é “fortalecer a capacidade humana e institucional para a Gestão de Resíduos Sólidos (GRS)”. Para tal, durante o programa, cada participante deverá elaborar um plano de ação com medidas para se criar uma sociedade orientada à reciclagem necessária no contexto local. A expectativa é que, a partir de tal plano, o participante possa descrever o que fará após retornar ao seu país, com base no conhecimento adquirido durante as discussões levantadas ao longo do curso.

O período de realização do curso no Brasil vai de 18 a 24 de agosto deste ano. Já no período de 25 de agosto a 19 de outubro, os integrantes participarão das atividades no Japão. As passagens de ida e volta para o Japão, assim como as despesas com hospedagem, alimentação e gastos diários no país estrangeiro serão custeados pela JICA.

Inscrição – Os interessados devem encaminhar, até o próximo dia 13 de maio, toda a documentação exigida pelo manual do programa (disponível aqui) para o e-mail claudia.nava@seplan.pa.gov.br. Maiores informações podem ser obtidas, no horário de 8h às 18h, através do telefone 3204-7529.

Após a recepção dos documentos pela Seplan, o material do participante selecionado a partir do cumprimento dos requisitos exigidos será encaminhado à JICA, responsável pela seleção nacional dos candidatos. O resultado final da seleção será divulgado pelo escritório da JICA, ou pela Embaixada do Japão, até 19 de junho de 2019.


A servidora do Hospital Regional de Conceição do Araguaia, Michele de Pinho Barreiros, foi a última servidora selecionada para representar o estado do Pará na etapa nacional do curso “Atividades de Saúde Pública para o Fortalecimento da Saúde Materno-Infantil”, que será ministrado em Okinawa, no Japão.

Requisitos Essenciais

1) Atribuição atual: Funcionários do governo local / município e/ou governo regional encarregado de GRS; Funcionários do governo central e agências governamentais que apoiam os governos locais e regionais para melhorar a GRS.
2) Experiências em área relacionada: Ter três anos ou mais de experiência na área de gestão de resíduo sólido ou ter nível ou conhecimento equivalente.
3) Grau de escolaridade: Superior completo ou equivalente.
4) Língua: Ser fluente em português falado e escrito.
5) Saúde: Estar saudável mental e fisicamente para participar do programa no Japão. Não recomendamos a inscrição de gestantes, devido ao potencial risco para a saúde e a vida da mãe e do feto.


Por Cintia Magno - Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search