Governo do Pará anuncia concurso com 7 mil vagas para Polícia Militar

O governador Helder Barbalho anunciou nesta segunda-feira (22) que o Governo do Pará abre, ainda este ano, concurso público para contratar sete mil novos policiais militares. O anúncio foi feito durante a cerimônia em homenagem a Tiradentes, no Comando Geral da Polícia Militar, que também marcou a promoção de 569 agentes. Na ocasião, Helder destacou a queda nos índices de criminalidade no Estado nos 100 primeiros dias de gestão.


Segundo o governador, a meta é priorizar a abertura do concurso público, que vai ofertar vagas para oficiais e praças da PM. 

O certame deve ser iniciado no segundo semestre, e as vagas serão preenchidas conforme a necessidade da administração pública. Será mais um reforço no policiamento ostensivo dentro da diretriz de adotar a segurança pública como um das áreas prioritárias da gestão estadual.

Atualmente, a Polícia Militar promove o Curso de Formação de Praças 2018/ 2019, que forma 547 novos policiais militares para compor a corporação, distribuídos em Belém (304), Santa Izabel (49), Castanhal (94) e Marabá (100). A formatura destes agentes ocorre ainda neste semestre.

Estratégia – A contratação de novos policiais faz parte dos investimentos feitos pelo Estado para combater a criminalidade, como a chamada de policiais que ocupavam funções administrativas para recompor o policiamento e a chegada da Força Nacional ao Pará. As ações empreendidas nestes quatro primeiros meses da gestão já demonstram resultados, entre eles a queda de índices que, historicamente, só vinham subindo no Estado.

“Se fizermos uma comparação dos primeiros 21 dias de abril de 2019 com o mesmo período de abril de 2018, podemos constatar que houve redução de 40% no número de homicídios no Estado”, afirmou Helder Barbalho durante a cerimônia de Tiradentes, considerado o patrono da PM no Brasil. Ainda segundo o governador, em Belém o número de homicídios caiu 70%, enquanto em Ananindeua, a redução foi de 86%. Para ele, isso é a demonstração de que o trabalho conjunto é o caminho para trazer de volta a paz à sociedade.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, destacou entre a Operação Polícia Mais Forte, que representa incremento de mais de 50% na presença policial nas ruas da Região Metropolitana de Belém, em pontos de grande circulação e nos horários mais críticos. “Os 100 primeiros dias de gestão do atual governo registraram queda de 28% no número de roubos em todo o Pará”, informou.

Por Governo do Pará

Postar um comentário

2 Comentários

  1. O governo do pará deveria agilizar lá no igeprev á pensão das viúvas dos militares q faleceram q estão passando necessidades

    ResponderExcluir