[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
Polícia Federal
Polícia Militar
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
traficante
Traficantes

NOTÍCIAS

Setran e empresários debatem estratégias para investimentos

O secretário de Estado de Transportes, Pádua Andrade, esteve reunido, nesta terça-feira (12), com representantes do setor produtivo paraense na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). No centro dos debates, temas recorrentes, como investimento em logística e agilidade em obras de infraestrutura, que precisam sair do papel e ser transformadas em projetos de mobilidade para o Estado do Pará.


O encontro, que reuniu empresários de vários segmentos da indústria, teve à frente o vice-presidente da Fiepa, José Maria Mendonça. Também estiveram presentes Lutfala Bitar, presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codec); Eduardo Ribeiro, coordenador do Núcleo de Gerenciamento do Transporte Metropolitano (NGTM); João Bosco Lobo, secretário-adjunto da Setran; empresários de vários segmentos dos distritos industriais de Icoaraci, Ananindeua, Marabá e Barcarena; representantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), entre outros.

Dentre as principais ações em andamento que foram discutidas estão BR-163, dragagem/derrocamento do Pedral do Lourenço, requalificação da BR-316, Ferrogrão, manutenção de vias, entre outras.

Pádua Andrade destacou que, a partir do momento em que o atual governador Helder Barbalho assumiu  o Ministério da Integração, a região Norte entrou para o calendário de obras prioritárias  do Governo Federal. Agora, o trabalho continua com o mesmo afinco e dedicação no Governo Estadual. “Somente nesse de período de Helder no Ministério, os estados da região Norte foram contemplados com obras estruturantes”, avaliou.

No Pará, nesta gestão, a Setran finaliza um planejamento estratégico para os próximos quatro anos. Nele está previsto um pacote de obras com o objetivo de reduzir a distância entre os municípios, amenizar o déficit de pavimentação e, em em alguns casos, tirar o cidadão do total isolamento. 

“Nessa reunião, tivemos a oportunidade de ouvir o setor produtivo, que tem um olhar diferenciado e pode contribuir muito para nossa gestão”, destacou Pádua Andrade.
O titular do órgão disse ainda que, em contrapartida, o setor produtivo deve dar retorno com mais investimentos, gerando emprego e renda para o povo paraense.

Em relação ao Pedral o Lourenço, Pádua Andrade informou que a obra está em fase de emissão da licença ambiental, que deve ser concluída até julho deste ano, quando devem iniciar as obras. A requalificação da BR-316 está em curso, com prazo  para conclusão dos trabalhos em 19 meses.

O vice-presidente da Fiepa, José Maria Mendonça, avaliou de forma positiva a reunião com a Setran. “A intenção é trabalhar de forma alinhada com o Governo do Estado. Já recebemos aqui o titular da Semas e da Sedeme e continuaremos com o diálogo constante, com questionamentos, com sugestões, mas tudo olho no olho”, destacou.

Ao final, a Fiepa entregou um pacote de sugestões ao titular da Setran, como forma de contribuição para a mobilidade de cargas.

Fonte: Blog Plantão 24horas News em parceria  com Agência Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search