[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
Polícia Federal
Polícia Militar
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
traficante
Traficantes

NOTÍCIAS

Programa Nacional de Segurança unirá força policial e ações de Governo

O general Guilherme Theophilo, titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), desembarcou nesta quinta-feira (7) ao Pará e apresentou, ao governador Helder Barbalho e representantes dos órgãos do Sistema de Segurança Pública (SISP), o Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, que terá início nos próximos meses e, assim como ocorre no planejamento do Governo do Pará, o programa federal também une o uso das forças policiais com ações de governo, que efetivamente atuem na prevenção da criminalidade. A reunião teve ainda a participação de representantes dos poderes legislativos estadual e federal, e da Prefeitura de Ananindeua, um dos sete municípios escolhidos pelo Governo Federal para receber o programa nacional.


Theophilo informou que, para tingir o objetivo, o programa terá duas fases. “A fase um é o que chamamos de choque operacional, com o uso de forças-tarefas que no Pará serão levadas a sete municípios. Na sequência dessa etapa vamos fortalecer os mecanismos de segurança para envolver a sociedade e viabilizar políticas públicas de proteção social e prevenção à criminalidade”, afirmou, ao detalhar as estratégias de prevenção policial, repressão qualificada e prevenção social.

O titular da Senasp também ouviu, dos gestores locais da segurança e do próprio governador, sugestões de aprimoramento do projeto piloto que foi apresentado, entre as quais, que haja maior integração das políticas públicas federais, como é o caso do financiamento da casa própria para os agentes de segurança pública, demanda levada pessoalmente pelo governador ao ministro Gustavo Canuto, de Desenvolvimento Regional, para que sejam alinhados junto aos órgãos competentes os critérios de financiamento dentro do programa “Minha casa, Minha vida”, para que contemplem também os agentes de segurança.

Sobre essa demanda, o governador Helder Barbalho adiantou que, da parte do Governo do Pará, já está em fase final o projeto do conjunto habitacional que contempla inicialmente 700 agentes de segurança, número que alcança os policiais que no momento se encontram estão sob maior risco de vida.

O secretário nacional recebeu todas as sugestões e informou que elas serão incorporadas ao projeto piloto antes do início do cronograma de ações, que já está pronto e só não terá as datas específicas de cada etapa divulgadas também por questões de segurança. Na avaliação do governador Helder Barbalho, o programa nacional vem ao encontro das ações planejadas para alcançar o objetivo reduzir a violência no Pará. “O programa apresentado aqui hoje nos traz muita esperança porque vemos que as diretrizes do governo federal também caminham na mesma direção da transversalidade das ações que estabelecemos para acontecer no Pará.

O resultado dessa união de forças certamente será de muito mais segurança e tranquilidade para a nossa população”, destacou o governador.

Fonte: Blog Plantão 24horas News  em parceria  com Agência Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search