Ideflor-Bio promove Semana da Festa Anual das Árvores

Ideflor-Bio promove Semana da Festa Anual das Árvores

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) promove, de segunda (25) até sábado (30), a Semana da Festa Anual das Árvores. 


O evento é voltado para todas as idades e vai contar com atividades como plantio e distribuição de mudas, oficinas, palestras, distribuição de materiais educativos, entre outras. A Samaumeira, árvore típica da região amazônica conhecida como ‘a rainha da floresta’, será a espécie homenageada.

O evento foi lançado na última quarta (20), em Santarém, dentro da agenda de trabalho do “Governo Por Todo o Pará”, que já tem sua programação definida. As ações vão contemplar as cidades de Belém, Santarém, Monte Alegre, Marabá, Altamira, Breves, Afuá e São Geraldo do Araguaia, municípios localizados em diferentes regiões do Pará.

A abertura oficial será na segunda-feira, às 8h, no Centro de Acolhimento do Parque do Utinga, em Belém. Em seguida, haverá apresentação da banda de música do Corpo de Bombeiros; lançamento do concurso infantil ajude a escolher um nome para Samaúma – árvore referência do espaço; plantio especial e abraço na árvore homenageada; visita guiada na Trilha do Patauá; além de atividades de educação ambiental.

Simultaneamente, a programação segue nas Unidades de Conservação Estaduais e Regiões Administrativas nos municípios participantes, com outras atividades, que incluem campanha de coletas, rodas de conversa sobre conscientização ambiental, sensibilização sobre desmatamento, distribuição de sementes e mudas, sempre no intuito de incentivar os cuidados com o meio ambiente.

A presidente da Ideflor-Bio, Karla Bengtson, explicou o motivo da idealização do evento que é inovador no Estado. 

“Costumeiramente, nós, paraenses, comemoramos o Dia da Árvore em 21 de Setembro, mas existe um decreto de 1965 instituindo a Festa Anual da Árvore, e o governo traz essa inovação para as ações de incentivo à questão florestal. Haverá interação maior para que várias unidades de conservação estejam envolvidas nessa ação", enfatizou.

Agência Pará
Foto: Marcio Ferreira

Postar um comentário

0 Comentários