[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
Polícia Federal
Polícia Militar
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
traficante
Traficantes

NOTÍCIAS

Câmara de Comercialização elabora plano de ação para produtores de todo o Pará

Os integrantes da Câmara Técnica de Comercialização, Agroecologia, Produtos Orgânicos e da Sociobiodiversidade (Ctcapos) reuniram, nesta quinta-feira (14), para elaborar o plano das ações que serão executadas em 2019. O encontro foi na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), onde a câmara foi recebida pelo chefe geral da instituição, Adriano Venturieri.


Na abertura, o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Hugo Suenaga, lembrou que a comercialização é uma das mais importantes etapas do processo produtivo, pois dá emprego aos agricultores e é um dos eixos de trabalho da Secretaria. “Não adianta incentivar a produção se não houver a comercialização dos produtos”, explicou Suenaga.


Representantes das 16 instituições que integram a câmara discutiram os principais entraves da comercialização. Entre eles, a falta de informação e apoio técnico aos agricultores referentes à inspeção sanitária dos produtos. Será criado um esquema de divulgação sobre como funciona o processo de fiscalização, para que o produtor se adapte às exigências da lei.

A situação fiscal e tributária, principalmente dos produtos da sociobiodiversidade, é outro fator que dificulta o acesso aos mercados. A câmara vai articular junto à Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa) uma análise mais criteriosa da produção, para definir isenção e classificação dos produtos que podem gerar receita ao Estado. Os produtores serão identificados quanto a sua organização para serem encaminhados ao atendimento pela Ctcapos.

A Câmara Técnica de Comercialização, Agroecologia, Produtos Orgânicos e da Biodiversidade foi criada para viabilizar a implantação no Pará, do projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável executado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sead/MAPA), com apoio da GIZ, a agência de cooperação do governo alemão.

No Pará, a Ctcapos está vinculada ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS). Na reunião também ficou acordado que a coordenação e secretaria executiva da câmara ficará à cargo da Sedap e a vice coordenadoria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Fonte: Agência Pará / Fotos: Ascom/Sedap

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search