[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
Polícia Federal
Polícia Militar
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
traficante
Traficantes

NOTÍCIAS

Adepará intensifica campanha contra a mosca da carambola no feriado de Carnaval

O transporte de frutas no Marajó e Baixo Amazonas será o alvo da operação.

Com o aumento da movimentação nos portos a partir desta sexta-feira (1º), quando muitos foliões começam a se deslocar para aproveitar o Carnaval no interior do Estado, a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) intensifica também a campanha de combate à mosca da carambola. A praga, que ameaça mais de 20 variedades de frutas, pode prejudicar a exportação.

A ação educativa tem como objetivo evitar o transporte de frutas que podem estar infectadas. Equipes da Adepará vão abordar passageiros nos portos da CDP e Bom Jesus, em Belém, nesta sexta, e nos terminais hidroviários de *Breves, Portel e Melgaço, na Ilha do Marajó* até o próximo domingo (3). Os alvos das fiscalizações são, principalmente, embarcações que fazem trânsito entre os estados do Pará e Amapá, e a população do *Baixo Amazonas e Marajó*.
*Breves* e *Melgaço* estão entre os municípios onde foi constada a presença da mosca da carambola, que chegou ao Pará por causa do trânsito de pessoas entre os municípios de Laranjal do Jari, no Amapá, e o distrito paraense de Monte Dourado, em *Almeirim*, na região do *Baixo Amazonas*. De acordo com o diretor-geral da Adepará, Lucivaldo Lima, no entanto, a praga já está controlada nesses locais.

Com a campanha, que prevê também fiscalização em pelo menos 180 pontos do Estado, verificação nas estradas e embarcações, o Governo do Pará pretende erradicar a praga e manter a qualidade da fruticultura de exportação. Atualmente, o Pará está entre os 11 maiores produtores do país e tem até o dia 31 de março para cumprir as condicionantes do Ministério da Agricultura para manter a área livre e aberta para a exportação de frutas.

Fonte: Blog Plantão 24horas News em parceria oficial com Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search