[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
Polícia Federal
Polícia Militar
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
traficante
Traficantes

NOTÍCIAS

Em dois meses, Susipe registra queda de 40% no número de fugas

Fugas foram evitadas em Marituba, Santa Izabel, Santarém e Itaituba.


Uma redução de 40% foi registrada no número de fugas nos presídios do Pará, nos dois primeiros meses de 2019, em comparação ao mesmo período de 2018, apontam dados da Assessoria de Segurança Institucional (ASI), da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe). 

De acordo com a Diretoria de Administração Penitenciária da Susipe, mais uma fuga foi interceptada e frustrada na madrugada desta quarta-feira (27), no Presídio Estadual Metropolitano I (PEM I), no Complexo de Marituba (Região Metropolitana de Belém), o segundo maior do Estado. Foi a quinta tentativa de fuga evitada somente nesta semana, em parceria com a Polícia Militar.

"Por volta das 3h15 da madrugada, um grupo de detentos do Bloco F tentou fugir pelo solário da unidade prisional usando um gancho de ferro e uma 'teresa' (corda artesanal feita com lençóis) para pular o muro de segurança. Policiais militares que realizavam a vigilância nas guaritas G3, G4 e G7 perceberam a movimentação suspeita e acionaram o alarme, conseguindo evitar a fuga de presos", informou  o diretor de Administração Penitenciária da Susipe, coronel Janderson dos Santos.

Para o diretor-geral Penitenciário da Susipe, coronel Mauro Matos, a intensificação das revistas, por meio de uma ação integrada, tem fortalecido o Sistema de Segurança Pública e conseguido frustrar as tentativas de fuga. "Começamos 2019 com a Operação Opus e revistas simultâneas em unidades prisionais da capital e do interior, apreendendo objetos ilegais nos presídios e frustrando planos de fuga. Estamos intensificando as revistas, em parceria com a Polícia Militar, e com isso evitando possíveis fugas, com o trabalho de inteligência entre os órgãos de segurança do Estado. Nós estamos conseguindo êxito nas ações de forma preventiva", assegurou o coronel Mauro Matos.

Estatística - Segundo a ASI, em 2018 foram registradas 92 fugas de unidades prisionais do Pará, com 559 fugitivos e 199 recapturados - uma média de 7 a 8 fugas por mês. Do total de foragidos, 360 ainda não foram recapturados. Já nos dois primeiros meses de 2019 foram registradas nove fugas, com 26 fugitivos, dos quais 20 já foram reconduzidos às prisões. 

O secretário de Estado para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos, garantiu que o Governo do Estado continuará a intensificar as ações preventivas, que incluem revistas regulares para reduzir o número de fugas nos presídios paraenses. 

"O trabalho tem sido integrado, e em todo o Estado. Além de Marituba, registramos também ocorrências, nesta semana, nos municípios de Santa Izabel, Santarém e Itaituba, e felizmente conseguimos evitar as fugas. Estamos com um esforço concentrado para realizarmos revistas regulares e mantermos o controle dos presídios do Estado. Vamos intensificar, cada vez mais, nossas ações nos centros de detenção para garantir a ordem e segurança da população", afirmou o secretário.

Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search