[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
Polícia Federal
Polícia Militar
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
traficante
Traficantes

NOTÍCIAS

Governador participa da abertura do seminário “Dez anos do Cadastro Ambiental Rural

O governador Simão Jatene participou na manhã desta terça-feira, 27, da abertura do Seminário “Cadastro Ambiental Rural (CAR) 10 Anos: Avanços e Perspectivas”, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O CAR é hoje uma das mais importantes ferramentas para o monitoramento e controle do desmatamento no Estado. “O Cadastro Ambiental Rural no Pará é hoje a mais importante porta de entrada no processo de regularização fundiária não somente no Estado, mas em toda a Amazônia”, ressaltou o governador.


Durante a abertura do seminário, que segue até esta quarta-feira, 28, foi assinado um Contrato de Contribuição Financeira entre o Banco alemão KFW e o Governo do Estado para execução do projeto “Fortalecimento do Monitoramento, da Fiscalização e do Licenciamento Ambiental para Prevenção e Controle de Desmatamento no Estado do Pará”; e um Acordo de Cooperação Técnica entre o Estado (representado pela Semas), e os Ministérios Público Estadual (MPE) e Federal (MPF), que permite o compartilhamento de espaço físico, dados, informações e produção de conhecimentos, usando tecnologias automatizadas disponíveis e produtos gerados pelo Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam).

Além do governador, participaram da abertura o secretário de Meio Ambiente do Pará, Thales Belo, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente, Serviço Florestal Brasileiro, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal, além de prefeitos de vários municípios do Estado. 

“Iniciamos o cadastramento no Pará em 2008 e, nessa época, contabilizamos 2 mil cadastros. Hoje, com extrema felicidade, comemoramos a marca de 200 mil propriedades cadastradas”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Thales Belo. “Temos uma gestão em relação ao CAR completamente descentralizada e compartilhada, não somente com os municípios paraenses, mas também com o CAR nacional”, completou Thales.

O seminário celebra os avanços depois de 10 anos da implantação do CAR no Pará e projeta o futuro do Cadastro instituído em 2008, por meio do Decreto Estadual 1.148, que tornou essa ferramenta um dos mais importantes instrumentos da Política Estadual de Florestas e do Meio Ambiente. Desde então, o cadastro vem evoluindo por meio de plataforma online, além de avanços variados, como a utilização da ferramenta em territórios de comunidades rurais e tradicionais.

Diversos temas serão debatidos no evento, entre eles: O CAR no Estado do Pará: Pioneirismo, Avanços e Perspectivas; Avanços na Regularização Ambiental do Público da Agricultura Familiar; O CAR como ferramenta para a Recuperação de Áreas Degradadas/Alteradas no âmbito do Programa de Regularização Ambiental (PRA) do Estado Pará e outros assuntos de combate ao desmatamento e à degradação ambiental.

O procurador da República no Pará, Ricardo Negrini, elogiou o “panorama de diálogo aberto com o Pará e a inovação sempre buscada pelo governo do Estado no que diz respeito ao controle ambiental”. “Mesmo com o MP sendo rigoroso aqui no estado, nossos debates sempre iniciam e terminam de forma positiva”, afirmou Negrini. “Quando nós lançamos o CAR estadual, tivemos a preocupação de fazer com que os proprietários rurais o encarassem não como um dever, mas como um direito”, afirmou o governador Simão Jatene. “Com o tempo, esses proprietários, produtores ou não, viram o CAR como uma forma de dizer ‘olha, estou aqui, eu existo e quero ser ouvido’ e isso proporcionou que chegássemos a um dia como hoje, comemorando dez anos de CAR com 200 mil cadastros concluídos, a maior marca em todo o Brasil”, concluiu Simão Jatene.

Fonte: Pascoal Gemaque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search