UMA COMISSÃO SE ORGANIZA PARA IR A BRASÍLIA/DF COM VÁRIAS PAUTAS DIRECIONADAS AO GARIMPO.

A Reunião e debate em questões ligadas ao garimpo, aconteceu na noite desta terça-feira (03) no auditório do hotel Apiacás, e uma das pautas foram a legalidade dos garimpos e punições do governo nas ações dos órgãos ambientais na região.


Na reunião esteve presente, Amaro Salmo da Rosa - Presidente da (Fecogat) Federação  das Cooperativas Garimpeira do Tapajós, Léo Rezende - Presidente da (Amot) Associação dos mineradores do Tapajós, Sirney - Presidente  da (Coopertrans) Cooperativa da Transgarimpeira, Bruno Rolim (SEMMA) Secretário de meio ambiente do município, Guilherme Morais Engenheiro Florestal. Além de empresários  e garimpeiros que também esteve presente.


A Reunião foi feita através de convite do vereador Wescley Tomaz e o Empresário Roberto Katsuda da World Tractor.

VER. WESCLEY TOMAZ

Um dos pontos mais questionados durante a reunião foi para os órgãos ambientais não queimar as máquinas em garimpos. Mas pra isso a comissão está lutando para que seja aprovada uma lei que proíbe a queima de máquinas.


O Vereador Wescley Tomaz, fez muitos questionamentos em defesa do garimpeiro, uma delas foi a legalização dos garimpeiros pequenos que ainda não possui sua PLG, disse" também, que a classe garimpeira, os empresários e as entidades ligadas ao setor produtivo hoje é um exercício que está se iniciando de começar a se organizar se mobilizar,  para poder pleitear junto ao governo do estado e governo federal avanços no que tange à questão mineral.

Wescley disse também" se a categoria não tiver organizada e mobilizada certamente ela vai ficar diminuindo a cada ano. E se a categoria garimpeira não ficar juntos o governo vai acabar com o garimpo da nossa região.

O Secretário de meio ambiente do Municipio de Itaituba Bruno Rolim; disse que hoje temos que entender que a economia garimpeira ela não interpassa  somente para quem está extraindo o minério, mas também pelo comércio pra todas as atividades que estão envolvidas direta e indiretamente na mais importante atividade do município que é a garimpagem.

Fonte/Imagens: http://plantao24horasnews.com.br - Weslen Reis a força jovem da comunicação.

Postar um comentário

0 Comentários