Atualização: A BR 230 ENTRE OS MUNICÍPIOS DE MEDICILÂNDIA E URUARÁ ESTÁ LIBERADA.

De acordo com a policia rodoviária federal, a BR 230 entre os municípios de Medicilândia e Uruará está liberada. O bloqueio foi encerrado às 23:00 desta quinta-feira, após os indígenas aceitarem o acordo de negociação mediado pela Casa de Governo.


Representantes dos indígenas concordaram em encerrar a manifestação depois que a empresa Norte Energia aceitou rever a programação de obras estruturastes, e o prazo dos contrato com terceirizadas que executam projetos nas aldeias.

Já a Funai e o Ibama irão retomar as discussões sobre demarcação de terras indígenas no km 130, além da retirada de não-índios de TIs.

A parte que cabia ao Dnit nas negociações foi discutida durante a reunião, e a Casa de Governo sinalizou que as obras já foram concluídas. Uma nova reunião com o grupo já foi agendada, para que o cronograma de obras seja apresentado aos indígenas.

A rodovia que estava fechada há quatro dias isolou a região, e já estava prejudicando o abastecimento em algumas cidades. A fila de carros que se formou no local era gigantesca, e muitos moradores precisaram abandonar os carros para seguir viagem.

Por Karina Pinto/Xingu230

Postar um comentário

0 Comentários