[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
Polícia Federal
Polícia Militar
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
traficante
Traficantes

NOTÍCIAS

EM ITAITUBA: O ANALISTA AMBIENTAL DO ICMBIo, FALOU SOBRE A SITUAÇÃO DAS COMUNIDADES QUE AINDA ESTÃO DENTRO DOS LIMITES DO PARQUE NACIONAL DA AMAZÔNIA.


SEGUNDO ELE, O PROBLEMA SÓ SERÁ RESOLVIDO COM A CRIAÇÃO DE ASSENTAMENTOS PARA ATENDER OS AGRICULTORES.

Rodrigo Cambará,  analista ambiental do ICMBio

 Agricultores

De acordo com Rodrigo Cambará,  analista ambiental do ICMBio e responsável pela regularização fundiária,  em 2012 eram 500 famílias ocupando 12 comunidades e todas estavam dentro do parque  nacional da Amazônia, no mesmo ano quando a presidente Dilma determinou um novo limite do parque desafetando 170 mil hectares, o equivalente a 1.700 KM quadrados, 7 comunidades ficaram do lado e fora e apenas 5,  continuaram dentro da área do parque nacional.  


Segundo Rodrigo, a área desafetada em  2012 é grande o suficiente para atender as 90 famílias que ainda estão nas 5 comunidades dentro do parque. 



As comunidades que ainda são consideradas dentro do parque são;  Monte Verde, Nova Fronteira, Nova Integração, novo Horizonte e São Manoel, mas segundo o analista ambiental pessoas  que antes não estavam nessas comunidades continuam invadindo a área do parque.




Perguntado sobre a possibilidade de se fazer uma nova desafetação para que as 5 comunidades fique do lado de fora do parque, Rodrigo disse que dificilmente isso irá acontecer, tendo em vista as 170 mil hectares  já desafetada para atender  o complexo hidrelétrico do tapajós e os próprios agricultores.

Fonte: http://www.plantao24horasnews.com.br/ com informações do repórter Marinaldo Silva.
Imagens: Weslen Reis - TV Eldorado BAND.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search