Centro de Governo do Baixo Amazonas apresenta método de trabalho em Itaituba.

A equipe do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas está no município de Itaituba, na região do Tapajós, onde promoveu, na noite desta terça-feira, 22, reunião com dirigentes e demais servidores de órgãos estaduais, nas mais diversas áreas. O objetivo foi o de promover a integração regional e apresentar o modelo de gestão baseado na Governança Pública Compartilhada.


Desde quando foi implantado, no dia 25 de janeiro deste ano, o Centro de Governo está indo aos municípios convidar os atores inseridos no processo de desenvolvimento local a fazer parte do processo de Governança. Para o secretário regional, Olavo das Neves, nesse cenário é muito importante a presença e a participação dos servidores públicos do Estado. “Eles reforçam e são peças essenciais neste instrumento do governo, pois atuam e conhecem as diferentes realidades".

Coronel André Carlos de Oliveira, titular do Comando de Policiamento Regional X, lembrou que a presença do Centro de Governo em Itaituba representa a política de descentralização e regionalização que vem sendo desenvolvida pela atual gestão.

"A vinda da equipe do Centro Regional ao nosso município aproxima a administração do Governo do Estado dos funcionários e da sociedade de Itaituba e dos demais municípios da região. Nós entendemos que isso é muito importante, pela dificuldade de acesso em relação ao centro administrativo da capital. Com a presença de um Centro de Governo aumentam nossas esperanças de termos demandas atendidas ou parte delas", ressaltou o militar.

O gerente regional da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Marcelo Aguiar, acredita que este foi um grande passo dado pelo Governo do Estado no sentido de descentralizar ações. "Chegando até a sociedade civil e, também, aos órgãos públicos, pois todos terão a oportunidade de levar suas demandas regionais e locais em nível estadual", disse.

Reunião com a ONU

A agenda do Centro de Governo continua em Itaituba. Na noite desta quarta-feira, 23, às 19h, no auditório do Hotel Apiacás, a equipe composta pelo secretário regional, Olavo das Neves, e pelos coordenadores Gustavo Hamoy (Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção); Gilberto Aguiar (Segurança Pública); Zuíla Wanghon (Assistência Social); Osmarina Pires (Saúde); Rodrigo Branco (Infraestrutura e Logística) e Irene Escher (Educação) e o consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Vinícius Ferreira, apresentam à Prefeitura, Câmara de Vereadores, setor produtivo e demais entes da sociedade civil o modelo de Governança Pública Compartilhada.

A inserção do Pnud nesse processo faz parte de acordo firmado por meio de Termo de Cooperação Técnica. As ações são desenvolvidas pela Secretaria Extraordinária de Estado de Municípios Sustentáveis (Semsu), no programa Pará Sustentável, cuja agenda de desenvolvimento é composta por três eixos estruturantes: Pará Social, Pará 2030 e Pará Ambiental, além da Governança Pública Compartilhada, a partir da instalação dos Centros Regionais de Governo.

Fonte: http:/plantao24horasnews.com.br/  com informações de Samuel Alvarenga da AgenciaPara.

Postar um comentário

0 Comentários