[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
Polícia Federal
Polícia Militar
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
traficante
Traficantes

NOTÍCIAS

A POLICIA FEDERAL E ÓRGÃOS AMBIENTAIS ESTÃO REALIZANDO NA REGIÃO DE ITAITUBA E JACAREACANGA A OPERAÇÃO PAJÉ BRABO.

O OBJETIVO DA OPERAÇÃO É COMBATER A EXPLORAÇÃO ILEGAL DE OURO EM TERRAS INDÍGENAS  NA REGIÃO DO TAPAJÓS.


A Polícia Federal, em conjunto com o IBAMA, ICMBio e as Forças Armadas, deflagrou, na manhã da ultima quinta-feira, a Operação Pajé Brabo, com o objetivo de acabar com a ação de garimpos ilegais no interior da terra indígena Munduruku, entre os municípios de Itaituba e Jacareacanga, no sul do Pará.



A atuação policial e dos órgãos ambientais se deu devido a uma determinação judicial gerada a pedido de lideranças indígenas da região, que sofrem com a degradação ambiental causada pela prática ilegal da exploração de minérios, que tem provocado a poluição de rios, causado doenças e gerado outros problemas sociais, como prostituição e tráfico de entorpecentes.


Na ação, os agentes inutilizaram seis máquinas de grande porte que foram ilegalmente instaladas nestes locais de exploração e autuaram garimpeiros, além da realização dos procedimentos de polícia judiciária cabíveis. 


O nome Pajé Brabo é uma referência à crença de algumas etnias indígenas de que determinada pessoa tem o poder de causar mal à comunidade e deve ser eliminada. Para os indígenas, as  máquinas pesadas que destroem a vegetação e os rios representam este mal.


Os  garimpeiros e donos de máquinas destruídas na operação, estão  inconformados com a situação, muitos dos proprietários ainda não pagaram as máquinas. 



Eles lamentam o ocorrido e temem pelos trabalhadores que ficarão desempregados, cada localidade empregava de 30 a 50 homens.


















Além de máquina que chegam a custa mais de um milhão de reais, também foram queimados motores, tratores e Barracos. A operação Pajé Brabo, contou  com a participação de 23 policiais federais sendo 18 do COT (Comando de Operações Táticas) quatro Helicópteros, além de diversos agentes de fiscalização do IBAMA, ICMBio e Forças Armadas.

Video


Fonte: Diário Online com informações da Policia Federal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search