[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
Polícia Federal
Polícia Militar
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
traficante
Traficantes

NOTÍCIAS

HOJE 22 DE MARÇO É COMEMORADO O DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

ESTA DATA É DESTINADA A REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE A RELAÇÃO HOMEM E ÁGUA, E ABORDAM TEMAS COMO A CONSERVAÇÃO E PROTEÇÃO DA ÁGUA, DESENVOLVIMENTO CORRETO DOS RECURSOS HÍDRICOS E MEDIDAS PARA RESOLVER PROBLEMAS RELACIONADOS A POLUIÇÃO.




A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), criou este evento no dia 22 de Março de 1992, devido à presença de grandes índices de poluição ambiental no planeta. A ideia era destacar a importância desse recurso e conscientizar sobre a necessidade de se cuidar dele.  Na época foram elaboradas medidas cautelosas a favor da água e impôs a consciência ecológica em relação a este bem natural. Assim, é dever de cada ser humano conservar a água que é um grande patrimônio mundial e responsável por todo o equilíbrio do planeta Terra.

A água é essencial para todos os seres vivos e cobre cerca de 70% da superfície da terra. Os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água do planeta, entretanto não podemos beber água do mar, por isso é necessário que as fontes de água doce sejam preservadas.

A importância da água é tamanha mas os seres humanos que poluem através de ações incorretas, esquecem de que essas ações podem atingi-los de forma direta. Além de ser o principal constituinte do corpo humano e essencial para o pleno funcionamento do organismo, a água é utilizada de diversas formas, principalmente para alimentação e sobrevivência dos animais e plantas.

Com o Dia Mundial da Água, espera-se que resíduos, entulhos e produtos tóxicos que são despejadas no meio ambiente sejam reduzidos para evitar a poluição das águas. É também de fundamental importância a conscientização da população mundial em relação à educação ambiental e atitudes do dia-a-dia que podem fazer a diferença. Estudos afirmam que se cada um reduzir um a dois minutos do tempo de banho diário, três a seis litros de água serão economizados. Se multiplicar este volume pelo número de habitantes presentes em uma cidade, percebe-se que os resultados trazem impactos positivos e fazem a diferença.

A disponibilidade de água doce na natureza é limitada pelo alto custo da sua obtenção nas formas menos convencionais, como é o caso da água do mar e das águas subterrâneas. Deve se, portanto, da maior prioridade, a preservação, o controle e a utilização racional das águas doces superficiais.

O Brasil possui o maior volume de água doce do planeta sendo que 70% dessa água encontra-se na região Amazônica, isso sem falar na grande  quantidade de água subterrânea capaz de abastecer todo o planeta por 250 anos. Essa reserva existe e está localizada na parte brasileira da Amazônia.

Fonte: http://www.plantao24horasnews.com.br/ com informações do repórter Marinaldo Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search