[Latest News][6]

acidente
agressão
Amapa
Amapá
amazonas
apreensão
armas
arrombamento
assalto
atropelamento
Bahia
brasil
cocaína
condenados
destaque
detentos
droga
drogas
execução
grevistas
idoso
internacional
Itaituba
Kitsurfe
menores
motorista
navio
Óbidos
Polícia Federal
Polícia Militar
prefeita
prefeito
presos
recentes
reg
Regiao
região
Santarém
traficante
Traficantes

NOTÍCIAS

Altamira: IBAMA e SEMAT apreendem cerca de 300kg de peixe

Mapará, pial e surubins estavam sendo comercializados de forma ilegal nos mercados da cidade, a operação reuniu fiscais da SEMAT, agentes do IBAMA, Polícia Militar (GTO) e Guarda Municipal, além de agentes do Demutran. As ações foram realizadas durante a manhã deste domingo (4), em Altamira no sudoeste do Pará.


Foram aproximadamente 300kg de peixes apreendidos durante a operação, já que nesta região do Xingu, algumas espécies estão no período do *defeso, são eles;
• Curimatá
• Pacu
• Aracu
• Pirapitinga
• Marapá
• Fura-calça
• Branquinha
• Jutuarana
Já os surubins apreendidos estavam em tamanho inferior ao estipulado pelos órgãos fiscalizadores, que deve respeitar o tamanho mínimo de 80cm, e os que foram encontrados em sua maioria se quer chegava a 70cm.
DOAÇÃO
Todos os peixes apreendidos foram levados para instituições na cidade e doados, a casa do Idoso próximo a estrada da Serrinha e o ECOM - Espaço de Convivência do Município que abriga crianças em situação de risco ou conflito, foram as beneficiadas.
FISCALIZAÇÕES
Essa já é a segunda grande apreensão de pescado em período de defeso em Altamira, a última ação realizada em fevereiro aconteceu no Rio Xingu, na região do Poção, Furo do Trindade e Bacabal, quando agentes do IBAMA e SEMAT também apreenderam 400kg de peixes como; Curimatã, Pial entre outros, que tem a pesca proibida nessa época do ano.
PERÍODO
O defeso começou no Xingu em 15 de novembro do ano passado e segue até o dia 15 de março/2018.
EXCEÇÃO
Cada pescador profissional tem o direito de pescar até 10kg para consumo de subsistência de sua família, já o pescador amador tem o direito de pescar até 5kg, toda e qualquer pesca das espécies para comércio é proibida.
(*) DEFESO: Época em que os peixes estão em fase de desova/piracema e os pescadores recebem do governo um valor em dinheiro para se sustentar e evitar a pesca, dando condições a natureza de se reproduzir.
Por: Felype Adms | Xingu230

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search