EM ITAITUBA: O PREFEITO VALMIR CLÍMACO, EMPRESÁRIOS E COMUNIDADE DO LARANJAL SE REUNIRAM NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA ,23, COM OS INDÍGENAS DA ALDEIA DO MANGUE.


DURANTE O ENCONTRO FICOU DECIDIDO QUE A ESTRADA FICARÁ LIBERADA ATÉ QUE A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL ENCONTRE UMA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DO ACESSO AOS EMPREENDIMENTOS E RESIDÊNCIAS AO LONGO DA ESTRADA.



Essa foi a segunda reunião somente esta semana para discutir sobre a passagem de pessoas e veículos pela estrada que corta por dentro das terras indígenas com destino a comunidade do Laranjal.


No segundo encontro estavam presentes administração municipal, FUNAI, moradores do laranjal, donos de empreendimentos próximo a aldeia e os indígenas que alegam estar sendo prejudicados com a grande movimentação de pessoas dentro de suas terras.


José Abileno Sousa Morador.

Durante a reunião, várias propostas foram apresentadas como forma de tentar resolver o problema, Abileno Sousa sugeriu que seja feito a melhoria da estrada, lombadas, sinalização e uma cerca nas laterais para garantir mais segurança aos indígenas, mas também foi feito a proposta de construção de outra via de acesso por fora das terras indígenas.


Liderança Indígenas.

De acordo com a comunidade Munduruku, a estrada não é uma via pública por estar dentro das terras indígenas protegidas por lei. Durante a reunião os índios também concordaram em deixar a passagem livre, mas com a condição da administração municipal encontrar uma forma de resolver o problema com a construção de uma nova via de acesso.   


Prefeito Valmir Clímaco

O prefeito Valmir Clímaco garantiu que irá fazer o possível para atender as demandas tanto dos indígenas como da comunidade, mas também deixou claro que nessa época do ano não é fácil fazer uma nova estrada ainda mais por dentro de uma propriedade particular. 

Fonte: http://www.plantao24horasnews.com.br/ com informações do repórter Marinaldo Silva.
Imagens: Weslen Reis - TV Eldorado BAND. 

Postar um comentário

0 Comentários