Esquadrilha da Fumaça desembarca em Belém para apresentação nesta quarta-feira, 25

As sete aeronaves que compõem o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”, já estão em solo paraense. Os pilotos e as aeronaves A-29 Super Tucano, desembarcaram na Base Aérea de Belém, por volta das 11h desta quarta-feira (25), e aguardam para fazer sua primeira apresentação em Belém, após sete anos da última estada na capital paraense.


Em julho de 2015, a Esquadrilha da Fumaça retomou sua agenda de demonstrações aéreas já de posse da nova aeronave. O Super Tucano é a quinta adotada na história da instituição. Fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), os aviões já eram utilizados pela Força Aérea Brasileira (FAB) no cumprimento de missões de defesa aérea, de treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e formação de líderes da aviação de caça brasileira. Ao passar para a Esquadrilha, as aeronaves ganharam pintura na cor da bandeira brasileira, um atrativo a mais nas apresentações.


O capitão Glauber Lage, que faz parte da equipe da “Fumaça”, como também é conhecida, está animado para a apresentação em Belém. “Trocamos de aeronave e é a primeira vez dela aqui. Viemos para mostrar nosso trabalho, demonstrar a capacidade que o A-29 tem e o que a Força Aérea Brasileira tem de melhor. Vamos realizar cerca de 50 acrobacias, dos mais diversos tipos. O público pode esperar muita emoção” comentou.

O major Daniel Garcia Pereira, piloto de uma das aeronaves, está ansioso para apresentação. “Nossa expectativa é grande para essa primeira vez do A-29 em Belém. Sabemos que o povo paraense é bastante receptivo e caloroso, por isso estamos ansiosos para esse verdadeiro show. Vamos fazer diversas acrobacias, mas o vôo de dorso é um dos mais aguardados. Podemos adiantar que o povo vai gostar muito de ver o desempenho da FAB com as asas da Esquadrilha da Fumaça”, complementou. As aeronaves da Esquadrilha são também utilizadas na formação de pilotos de caça, para o patrulhamentos das fronteiras brasileiras e em casos de necessidade de ataque ao solo.


Depois da apresentação em Belém, a “Fumaça” segue para Imperatriz (MA), Porto Nacional (TO) e Barreiras (BA). Antes de chegar a capital paraense, eles estiveram em Salvador (BA), Aracaju (SE), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Umirim (CE), Jericoacoara (CE) e São Luis (MA).

Serviço : A apresentação da Esquadrilha da Fumaça acontece nesta quarta-feira (25), a partir das 16h. A população poderá assistir as acrobacias da orla da Estação das Docas, com entrada livre. Junto com o evento, os visitantes também poderão visitar exposições militares com materiais das Forças Armadas, de 10h às 22, no Armazém 3 da Estação.

Fonte: http://plantao24horasnews.com.br em parceria com Heloá Canali/Agência Pará.
Fotos: Mácio Ferreira/AgênciaPará.

Postar um comentário

0 Comentários