Top Ad unit 728 × 90

HOJE 22 DE MARÇO É COMEMORADO O DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

ESTA DATA É DESTINADA A REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE A RELAÇÃO HOMEM E ÁGUA, E ABORDAM TEMAS COMO A CONSERVAÇÃO E PROTEÇÃO DA ÁGUA, DESENVOLVIMENTO CORRETO DOS RECURSOS HÍDRICOS E MEDIDAS PARA RESOLVER PROBLEMAS RELACIONADOS A POLUIÇÃO.




A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), criou este evento no dia 22 de Março de 1992, devido à presença de grandes índices de poluição ambiental no planeta. A ideia era destacar a importância desse recurso e conscientizar sobre a necessidade de se cuidar dele.  Na época foram elaboradas medidas cautelosas a favor da água e impôs a consciência ecológica em relação a este bem natural. Assim, é dever de cada ser humano conservar a água que é um grande patrimônio mundial e responsável por todo o equilíbrio do planeta Terra.

A água é essencial para todos os seres vivos e cobre cerca de 70% da superfície da terra. Os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água do planeta, entretanto não podemos beber água do mar, por isso é necessário que as fontes de água doce sejam preservadas.

A importância da água é tamanha mas os seres humanos que poluem através de ações incorretas, esquecem de que essas ações podem atingi-los de forma direta. Além de ser o principal constituinte do corpo humano e essencial para o pleno funcionamento do organismo, a água é utilizada de diversas formas, principalmente para alimentação e sobrevivência dos animais e plantas.

Com o Dia Mundial da Água, espera-se que resíduos, entulhos e produtos tóxicos que são despejadas no meio ambiente sejam reduzidos para evitar a poluição das águas. É também de fundamental importância a conscientização da população mundial em relação à educação ambiental e atitudes do dia-a-dia que podem fazer a diferença. Estudos afirmam que se cada um reduzir um a dois minutos do tempo de banho diário, três a seis litros de água serão economizados. Se multiplicar este volume pelo número de habitantes presentes em uma cidade, percebe-se que os resultados trazem impactos positivos e fazem a diferença.

A disponibilidade de água doce na natureza é limitada pelo alto custo da sua obtenção nas formas menos convencionais, como é o caso da água do mar e das águas subterrâneas. Deve se, portanto, da maior prioridade, a preservação, o controle e a utilização racional das águas doces superficiais.

O Brasil possui o maior volume de água doce do planeta sendo que 70% dessa água encontra-se na região Amazônica, isso sem falar na grande  quantidade de água subterrânea capaz de abastecer todo o planeta por 250 anos. Essa reserva existe e está localizada na parte brasileira da Amazônia.

Fonte: http://www.plantao24horasnews.com.br/ com informações do repórter Marinaldo Silva.
HOJE 22 DE MARÇO É COMEMORADO O DIA MUNDIAL DA ÁGUA. Reviewed by Weslen Reis on 09:50:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Plantão 24horas News © 2017
Powered by Blogger, Customizado por: Ideal Comunicação

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.