Top Ad unit 728 × 90

Em Monte Alegre, aplicativo de celular notifica pacientes sobre serviços de saúde de Unidade Básica

Na atual situação da saúde pública do Brasil, é comum se ver o paciente chegar até a uma Unidade de Saúde e não encontrar o serviço ou produto que procura, ora por indisponibilidade temporária ou por encerramento de estoque. Na maioria dos casos, essa carência de atendimento se dar pela falta de informação. Agora imagine você ter na palma das suas mãos informações sobre o que está disponível ou não na Unidade de saúde do seu bairro…
Foi pensando nessa realidade que o técnico em enfermagem da Estratégia de Saúde Pajuçara, no município de Monte Alegre, no oeste do Pará, criou um aplicativo de celular que permite o paciente do bairro saber  o que está disponível ou não antes de ir até ao posto de saúde. Informações como: estoque de vacinas, disponibilidade de exames, serviços odontológicos e orientações gerais são disponibilizadas no aplicativo. Com tudo isso em mãos, o paciente evita ir desnecessariamente até a Unidade para obter informações sobre serviços de saúde. E o mais bacana de tudo isso, é que o aplicativo avisa o usuário quando um serviço ou produto, como vacina por exemplo, está disponível no posto.  Além dessas funções, a aplicação também permite que o paciente tire dúvidas e ainda oferece outras funcionalidades como: dias de vacinas em outros postos de saúde do município, campanhas de vacinação, acesso ao Portal do Ministério da saúde, aniversariantes do bairro e ainda tem fotos e vídeos da realidade e desafios enfrentados pelos profissionais de saúde do município.
O criador do aplicativo, que exerce a função de vacinador na Unidade de Saúde, afirma que a aplicação foi criada inicialmente para informar os pacientes sobre estoque de vacinas, mas que depois passou a ser um informativo completo da Unidade e pretende agregar informações de outros postos na ferramenta. Esta é a primeira Unidade de Saúde Pública brasileira a contar com essa tecnologia em saúde.
PARA BAIXAR O APLICATIVO:
Para celulares android versão 5.0, ou superior, CLIQUE AQUI
PARA ACESSAR NO I PHONE, clique no link a seguir e siga as instruções: CLIQUE AQUI
 DEPOIMENTOS DE PACIENTES QUE JÁ USAM A FERRAMENTA:
Uma paciente relatou à Unidade que ficou sabendo da chegada do resultado do seu preventivo através do aplicativo; Outra paciente, que possui um bebê de 4 meses estava com uma vacina atrasada e compareceu ao posto de saúde após ter recebido a notificação no seu celular de que a dose já estava disponível.

”LIÇÃO DE CIDADANIA”- OPINIÃO DE UM USUÁRIO DO APP:
Para o fisioterapeuta Daniel Carvalho, que divulgou em sua rede social, a iniciativa do profissional se trata de uma ‘ Lição de cidadania’ a vereadores do município, que votaram contra um projeto de lei que obrigava a Gestão Municipal a publicar periodicamente os medicamentos disponíveis nas Unidades de saúde do município de Monte Alegre. Segundo ele, o projeto de lei apresentado pelo vereador Madson Pereira e rejeitado na câmara, ajudaria a população local a saber os medicamentos que estão disponíveis nos postos de saúde para que pudesse solicitar quando houvesse necessidade.
FOTOS DAS INTERFACES DO APLICATIVO:
PÁGINA INICIAL DO APLICATIVO:

Fonte: http://portalpop.info
Em Monte Alegre, aplicativo de celular notifica pacientes sobre serviços de saúde de Unidade Básica Reviewed by Weslen Reis on 11:16:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Plantão 24horas News © 2017
Powered by Blogger, Customizado por: Ideal Comunicação

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.