Região

COM APROXIMAÇÃO DO PERÍODO DE CHUVA O SETOR DE ENDEMIAS DE ITAITUBA FAZ UM IMPORTANTE ALERTA, É PRECISO TOMAR CUIDADOS COM AS ÁGUAS CONTAMINADAS PARA EVITAR A LEPTOSPIROSE, DOENÇA TRANSMITIDA PELA URINA DO RATO.


A Leptospirose é uma doença causada por uma bactéria presente na unira do rato que, normalmente, se espalha pela água suja de enchentes e esgotos. A pessoa pode ficar doente quando entra em contato com a água ou lama contaminada pela urina de roedores como ratazana, ratos de telhado e camundongos.


A bactéria causadora da leptospirose, entra pela pele com ou sem ferimentos, quando em contato com a água contaminada. Preocupado com a situação, o setor de endemias faz um alerta, quem mora em áreas que alagam no período de chuva precisa tomar muito cuidado e após as águas baixarem, é necessário retirar a lama e desinfetar o local sempre se protegendo com botas e luvas.

Pessoas que trabalham na limpeza de entulhos e  esgotos, também devem usar botas e luvas de borracha para evitar  o contato da pele com a água ou lama contaminada. Para evitar a presença de ratos em casa também  bastar tomar  algumas medias como; guardar os alimentos guardados em recipientes fechados, manter a cozinha e o quintal limpo, evitar entulhos e acúmulo de objetos nos quintais, como telha, madeiras e outros que sirvam de abrigo para o roedor.

Fonte: http://www.plantao24horasnews.com.br/ com informações do repórter Marinaldo Silva. 
Imagens: Weslen Reis e Internet

Postar um comentário

0 Comentários