Top Ad unit 728 × 90

Escolas Boa Fé, Maria do Socorro e Frei Ambrósio vencem 11º Festival de Bandas e Fanfarras

As vencedoras do 11º Festival de Bandas Fanfarras de Santarém, oeste do Pará, foram conhecidas no início da noite deste sábado (9). A apuração das notas foi realizada na Escola de Artes Escola de Artes Professor Emir Hermes Bemerguy. Representantes das escolas acompanharam a contagem de cada ponto.

O troféu mais cobiçado foi o da categoria banda marcial, que este ano foi para a escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frei Ambrósio, vencendo com 347,3 pontos. Já na categoria fanfarra com melodia a vencedora foi a escola Maria Socorro Jacob, de Itaituba, com 319,1 pontos. A escola que levou o título no grupo de fanfarra simples foi a Boa Fé, do Lago Grande, com 291,5 pontos.
A dificuldade não é só para as escolas na avenida. Uma das juradas foi a professora de educação física Gleicimara Alvarenga, que explica que as bandas marciais têm maior grau de complexidade. “Nessa categoria têm muitos instrumentos de sopro, de difícil locomoção, e o som ainda tem que sair com perfeição mesmo com os movimentos executados”, disse.

As apresentações:

As apresentações iniciaram na quarta-feira (6), onde oito escolas apresentaram diversas temáticas na categoria de fanfarra simples. Já na quinta-feira (7), foi a vez das fanfarras com melodia, que têm mais instrumentos musicais. Na sexta-feira (8), as oito bandas marciais levaram o público das arquibancadas ao delírio com coreografias, figurinos e músicas populares.

A premiação:

Para o primeiro lugar de cada categoria a premiação é de 4 mil reais, em créditos, para aquisição de novos instrumentos. Para o segundo e o terceiro lugar o valor do credito é de 3 e 2 mil reais, respectivamente.

A apuração:

No aspecto marcial os quesitos avaliados foram marcha, garbo, alinhamento e uniforme. No aspecto coreográfico foram avaliados a expressão, o sincronismo e a criatividade. Já no aspecto musical, entre os quesitos avaliados, estavam afinação, harmonia, regente e ritmo.

Houve punições nas categorias fanfarras simples e banda marcial, anunciadas no final da apuração. Música alta na dispersão, procedimentos fora do prazo e extrapolar a duração de apresentação foram algumas situações que fizeram algumas escolas perderem pontos.

As vencedoras:

A escola vencedora da categoria fanfarra simples, Boa Fé, do Lago Grande, levou para a avenida o tema "Nos embalos do ritmo do Pará". Ainda nova na competição, a escola participou do concurso pela primeira vez em 2016, conquistando o segundo lugar.

A Escola Maria do Socorro, de Itaituba, que venceu a categoria fanfarra com melodia, teve 70 integrantes levando sucessos do carimbo para a avenida com o tema "De Verequete a chico malta no ritmo do carimbatuque ao Sairé". A música "Ai, menina" de Liah Sofia estava no repertório. É a segunda vez que a escola participou do concurso. Em 2016 conquistou o título de terceiro lugar.

O prêmio mais cobiçado da competição, o da categoria banda marcial, foi para a escola Frei Ambrósio, que venceu com o tema “Noite mexicana: compositores e intérpretes imortais”. Uma das músicas que entraram no repertório foi “Sociedade alternativa” de Raul Seixas. A escola já conquistou nove títulos em anos anteriores, mas como banda marcial é a primeira vez.

Fonte: G1 Santarém 

Escolas Boa Fé, Maria do Socorro e Frei Ambrósio vencem 11º Festival de Bandas e Fanfarras Reviewed by Weslen Reis on 16:24:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Plantão 24horas News © 2017
Powered by Blogger, Customizado por: Ideal Comunicação

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.