Top Ad unit 728 × 90

20ª edição da disputa entre Botos Tucuxi e Cor de Rosa leva Santarém ao delírio

Será conhecido nesta segunda-feira (25) o grande vencedor da edição 2017 da Festa do Çairé, realizada na Vila Balneária de Alter do Chão, a 30 quilômetros de Santarém, na região oeste do Pará. O festival é marcado pela disputa entre os Botos Tucuxi e Cor de Rosa.


Segundo informações da Agência Pará, quase 10 mil pessoas compareceram ao Lago dos Botos, na noite deste sábado (23), para presenciar mais uma edição da disputa entre as duas agremiações.


 O Cor de Rosa foi o primeiro a se apresentar, tentando quebrar um jejum de títulos que já dura desde 2014. A agremiação levou ao público o tema “A Arte do Som”, uma miscelânea de ritmos e sons da Amazônia, com destaque para o carimbó e o brega.


 A apresentação levou ao Lago dos Botos aproximadamente 700 brincantes e foi encerrada em grande estilo com a participação do puxador oficial do Boi Caprichoso, de Parintins (AM), David Assayag.


 "Hoje o Cor de Rosa se apresentou maravilhosamente. Foi uma apresentação de campeão, todos ficaram em êxtase com o que viram em Alter do Chão", relatou a turista Aldanete Fernandes, que há 10 anos vem do Espírito Santo, na região Sudeste, acompanhar o Boto do seu coração.


Já nas primeiras horas deste domingo (24), o Tucuxi entrou em cena. Atual bi-campeão (2015 e 2016), o Boto Cinza tenta um inédito tricampeonato. A agremiação levou ao Lago dos Botos o tema “A Expressão do Çairé”, com aproximadamente 500 brincantes, já impactando o público com a chegada do apresentador em um grande camaleão, que se movia por meio de articulações.


 Apuração
Incorporado ao Çairé no ano de 1997, mas com disputa apenas em 1999, o Festival dos Botos completa 20 anos e esta edição será marcada pelo desempate, já que ambos têm nove títulos. O grande campeão será conhecido nesta segunda-feira (25). A apuração, com a leitura das notas dos jurados, começa por volta das 16h em Alter do Chão.


Os Botos foram avaliados com notas que vão de 7 a 10 nos quesitos: apresentador; cantador; rainha do Çairé; cabocla borari; curandeiro; rainha do artesanato; boto homem encantador; boto animal evolução; rainha do Lago Verde; carimbó; conjunto folclórico; alegorias; letra e música; ritual; torcida e sedução do boto.
(DOL com informações de Agência Pará)
20ª edição da disputa entre Botos Tucuxi e Cor de Rosa leva Santarém ao delírio Reviewed by Weslen Reis on 11:26:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Plantão 24horas News © 2017
Powered by Blogger, Customizado por: Ideal Comunicação

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.