Top Ad unit 728 × 90

Fasepa de Santarém registra onze fugas de adolescentes sob atendimento socioeducativo, em 2017.

Monitores são orientados a não reagir. Polícia Militar é a responsável pela busca dos adolescentes, segundo a gestora da Fasepa.


A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) de Santarém, atende atualmente 54 adolescentes sob tratamento socioeducativo do município, e das cidades da região do oeste do Pará. Mesmo com o apoio de gestores treinados para a ressocialização, a fuga de jovens da unidade tem aumentado. Em 2017 já aconteceram onze fugas.

Em entrevista para a TV Tapajós, no último sábado (27), a gestora da Fasepa, Ana Rita Macedo explicou como o centro trabalha para garantir a ressocialização. Ela esclarece ainda que a responsável pela busca desses adolescentes é a Policia Militar, mas a PM não tem autonomia para realizar vistoria no local, apenas dar apoio.

O apoio é necessário em casos como da última fuga, que aconteceu por volta das 20h de quarta-feira (16). Um dos menores simulou que estava passando mal e pediu ajuda de dois monitores. Ao socorrerem-no, os monitores foram abordados com uma faca. Em seguida, os menores roubaram as chaves e fugiram.

A unidade está investigando como os menores conseguiram a faca, já que todo o material usado na Fasepa é de plástico. “Como é que ele teve acesso a essas facas? Dentro das nossas normativas é proibido o uso de material perfurocortantes. É feito uma vistoria, pelo agente de portaria que faz o trabalho de revista de quem entra e de quem sai” explicou a gestora.

No mês de março foram duas fugas. Em abril foi uma, e em junho três. Já em agosto foram cinco. Além das fugas, já aconteceram rebeliões na unidade.

A orientação que os gestores recebem é de não reagir em qualquer fato, segundo a gestora. “Todos os monitores recebem orientações e informações para trabalhar com os menores, e são impedidos de reagir em qualquer situação. Os monitores são sócios educadores, um trabalho pautado no diálogo. Eles não usam qualquer tipo de armamento. Em um evento dessa natureza a orientação é não ir para o enfrentamento”.

Fonte: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/fasepa-de-santarem-registra-onze-fugas-de-adolescentes-sob-atendimento-socioeducativo-em-2017.ghtml
Fasepa de Santarém registra onze fugas de adolescentes sob atendimento socioeducativo, em 2017. Reviewed by Weslen Reis on 15:08:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Plantão 24horas News © 2017
Powered by Blogger, Customizado por: Ideal Comunicação

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.