Top Ad unit 728 × 90

Itaituba/PA: Novos Agentes de Combate a Endemias recebem capacitação

A Secretaria Municipal de Saúde através do setor de ENDEMIAS do município esta promovendo uma capacitação para os novos Agentes de Controle de Endemias – ACE- nas dependências da Faculdade de Itaituba- FAI.

A capacitação iniciou nesta segunda feira, 09 de Janeiro, e vai ate sexta feira, 13. Nesse período de uma semana os novos agentes de endemias irão receber diversas informações teóricas sobre o trabalho de um agente. O agente de combate a endemias faz um trabalho em equipe dentro de determinadas comunidades, já que o profissional atua nas ruas em visitas em casas de moradores que podem ser acometidas por alguma doença, tais como: Dengue; Chikungunya; Zica Vírus e Malária, algumas são características da região.

Após concluir a parte teórica os novos agentes terão mais uma semana de treinamento, onde eles terão a oportunidade de colocar seus conhecimentos em pratica. A capacitação terá a duração de 40 horas, depois da conclusão os ACE irão trabalhar em companhia de um agente com mais experiência.  Estão participando da capacitação 32 ACE, sendo que 20 irão trabalhar na zona urbana e 12 na zona rural do município. Todos foram aprovados no ultimo concurso e foram empossados em dezembro de 2016.  No total serão 62 agentes trabalhando na cidade e no interior.

O setor de endemias tem nova coordenação; Eulison Braga que já foi coordenador do setor volta novamente, e disse que pretende fazer um trabalho a frente do setor. Eulison, também falou sobre a importância da capacitação dos novos agentes, que deverão já estar trabalhando ate ao final de janeiro. “Com um agente capacitado a população fica mais segura”, disse Eulison.

Um dos palestrantes da capacitação dos ACE foi Waleison Marcelo do Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEPS- que palestrou sobre a importância do trabalho de em equipe para se alcançar um objetivo pretendido. A importância sobre a comunicação no trabalho foi o tema da palestra de Fabrícia Torres que também é agente de endemias. A coordenadora do SINDSAÚDE Ana Maria também palestrou aos novos agentes.

Fonte: Junior Ribeiro
Fotos: Jr. Ribeiro

Itaituba/PA: Novos Agentes de Combate a Endemias recebem capacitação Reviewed by Weslen Reis on 22:22:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Plantão 24Horas - News © 2017
Powered by Blogger, Customizado por: Ideal Comunicação

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.