ACONTECE NA PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA COM O IBAMA QUE VAI TRATAR DAS LIMITAÇÕES DE ÁREAS DISPONÍVEIS PARA GARIMPAGEM.

A audiência foi solicitada pelo vereador Luis Fernando Sadeck o popular Peninha. Ele pediu para que este momento acontecesse devido aos últimos fatos em que o IBAMA, ateou fogo em máquinas de garimpos julgados como ilegais, o fato tem gerado revolta da população em diversos lugares, um caso lamentável aconteceu em Novo Progresso onde um policial militar acabou perdendo a vida em confronto com mineradores revoltados.

O objetivo da reunião é justamente para deixar esclarecido para a população em geral, seja Garimpeiros, Sindicatos, Cooperativas de Garimpeiros, Poder Legislativo e Executivo de Municípios da nossa região. As áreas delimitadas como reservas ambientais, e quais estão disponíveis para a atividade de mineração.

O parlamentar diz também uma manobra  que foi realizada pelo governo federal a pouco tempo, quando foi DESAFETADA uma área que era protegida ambientalmente para a construção do lago da hidroelétrica de São Luís do TAPAJÓS. E vários garimpeiros querem saber o porque a área foi liberada para o governo? Se anteriormente o pedido para eles foi automaticamente negado.

O convite para participar da audiência pública fica estendido para todos os interessados pelo assunto. Vale ressaltar que ainda nos dias atuais cerca de 70% da economia de itaituba é  fomentada pela atividade garimpeira.

Fonte: Weslen Reis (Plantão 24horas News) com informações do Repórter Matheus Mendes.

Postar um comentário

0 Comentários